Fetiesc

Campanha Salarial 2013 dos Papeleiros do Estado de São Paulo

Entre os dias 06 e 07 de junho foi realizado na cidade de Praia Grande (SP) o Seminário dos Trabalhadores Papeleiros do Estado de São Paulo, com o tema “Manter a Unidade e Ampliar Conquistas“. O público participante foi de, aproximadamente, 200 pessoas em sua maioria formada por dirigentes sindicais da categoria no estado paulista. Papeleiros de outros estados também estavam representados pela presença dos presidentes das respectivas federações estaduais, caso de Minas Gerais e Paraná. A Federação dos Trabalhadores do Estado de Santa Catarina (FETIESC)  também esteve representada por seu presidente. Partiu de Santa Catarina uma delegação formada por 23 papeleiros, entre dirigentes sindicais e delegados de fábricas, que participaram de todo o evento. Esse foi um encaminhamento dos companheiros da categoria dos papeleiros na reunião do Departamento dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, de artigos Plásticos e do Papel da Fetiesc realizada na sede da entidade nos dias 21 e 22 de maio.

A participação de papeleiros de outros estados expressa a importância que tem as negociações do estado paulista para as reivindicações dos trabalhadores nas indústrias de celulose, papel e artefatos de papel de todo o país. Nas falas dos participantes, evidenciou-se a importância das campanhas unificadas que, historicamente, resultaram em maiores conquistas para a categoria, não apenas do estado paulista, mas de todo o Brasil. Durante o Seminário foram lembradas as mobilizações e articulações que eram feitas na década de 1980, entre os papeleiros de diversas unidades da federação, para a campanha salarial. Foi lembrado o movimento “Vai faltar Papel” e as importantes conquistas daquele ano.

Dentre lembranças do passado e perspectivas de avanços para esse ano e para o futuro, o Seminário teve início e fim com debates entre os papeleiros do estado de São Paulo sobre as principais pautas de reivindicação e estratégia a ser adotada na campanha salarial desse ano. Entre esses dois momentos houveram duas palestras. Uma sobre conjuntura econômica com o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), economista José A. Martins, e outra com o supervisor técnico do Dieese no estado de São Paulo, o economista Airton Santos, que falou sobre o mercado de trabalho e apresentou um balanço das negociações do ano passado e já finalizadas nesse ano.

DSCF1410a DSCF1511a

Comunicacao

Comunicacao