Fetiesc

Negociações Coletivas, Crescimento e Salários – 29/05/2013

Negociações Coletivas, Crescimento e Salários“, esse é o tema da VIII Jornada Nacional de Debates promovido pelo Dieese com o apoio das centrais sindicais em que a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina – Fetiesc esteve presente. O evento estadual aconteceu dia 28 de maio, em Lages. O público presente foi de, aproximadamente, 80 pessoas. O evento foi bem avaliado pelos participantes que, após excelente fala da palestrante Jéssica Naime (técnica do escritório regional do RJ – Dieese), tirou dúvidas e inseriu questões de interesse para o debate.

A apresentação foi estruturada em quatro temas-eixos: 1) Crise mundial e seus impactos no crescimento nacional; 2) Inflação; 3) Mercado de trabalho; 4) Negociações coletivas. Na primeira parte da exposição foram revisadas as taxas de crescimento do PIB nos últimos 10 anos e analisado o crescimento do ano passado (0,9%) a partir da sua composição, evidenciando-se a importância do consumo das famílias e do governo para o crescimento do PIB em especial devido a retração observada nos investimentos e em atividades produtivas no setor agropecuário e industrial.

Sobre a inflação, o método adotado de análise foi o mesmo, partindo dos dados históricos para esclarecimentos acerca dos debates colocados para a sociedade através da mídia. Assim, procurou-se desmistificar argumentos que vem ganhando eco na sociedade sobre as pressões da demanda como causa da inflação. A partir da análise da composição do índice de preços utilizado nas contas nacionais (IPCA) ficou claro que o peso da demanda na composição do índice é pequeno e que as pressões inflacionárias tem origem em dificuldades percebidas pelo lado da oferta (produção e distribuição de bens e serviços).

A análise do mercado de trabalho serviu também para demonstrar que a manutenção do emprego num baixo patamar, com elevações reais dos salários, num período de crise mundial, antes de ser visto como problemático do ponto de vista inflacionário deve ser encarado como um ativo importante da economia brasileira, pois além de sustentar um crescimento na produção tem contribuído para avanços importantes do ponto de vista social. No Brasil registra-se uma ampliação do número de empregos com carteira assinada, ou seja, além da ampliação da ocupação percebe-se uma expansão da formalização da atividade econômica. A apresentação não deixou de destacar, no entanto, que há ainda muito a ser feito para ampliar a qualidade dos postos de trabalho.

Uma das questões que impactam negativamente a qualidade dos postos de trabalho no Brasil é a baixa remuneração. Nesse sentido, foi apresentado o balanço das negociações de 2012 e também dos primeiros quatro meses de 2013. Viu-se que os reajustes reais conquistados nos primeiros meses de 2013 são inferiores aos do ano anterior e evidenciou-se que em média os reajustes obtidos pelos trabalhadores nas negociações salariais no período de 2008 a 2012 são inferiores a variação do PIB. Sobre essa questão, a palestrante fez questão de mencionar a luta dos trabalhadores no conflito pela distribuição da renda gerada na economia.

O debate se estendeu com questões de interesse geral e específicas dos ramos de atividade econômica cujos trabalhadores ali estavam representados. Todas as manifestações foram ouvidas atentamente pela palestrante que ofereceu argumentos precisos e claros, o que agradou a todos os presentes.

Para o Dieese, especialmente o escritório regional de Santa Catarina, foi uma atividade muito importante, porque através da ação (qualidade da organização, da exposição dos temas e do debate), pode-se demonstrar mais uma vez aos companheiros e companheiras que o Dieese é uma entidade importante para a pesquisa e difusão de conhecimentos técnicos com o objetivo de fortalecer o movimento sindical dos trabalhadores e contribuir para o desenvolvimento da sociedade brasileira.

A Fetiesc esteve representada no evento pelos companheiros Dr. Jairo Leandro Luiz Rodrigues (que também faz parte da diretoria sindical do Dieese SC) e Dr. André Bevilacqua. O companheiro Clóvis Ramos, representando o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Papel de Lages (Sitipel), e a companheira Mariza da Silva, representando o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Vestuário de Lages (Sintivel), ambos sindicatos filiados à Fetiesc, também estiveram presentes. A subseção do Dieese na Fetiesc, que assina esse texto, agradece o Dieese Nacional e Regional por mais essa atividade, reconhecendo todo o trabalho realizado. Ao mesmo tempo, agradece a Fetiesc por apoiar, defender e contribuir para com o Dieese e as atividades que a entidade desenvolve.

*Mairon Edegar Brandes – Subseção do Dieese na Fetiesc

Comunicacao

Comunicacao