Fetiesc

Trabalhadores têxteis e do vestuário de Indaial, Massaranduba, Pomerode e Timbó conquistaram aumento real nos salários

A convenção coletiva de trabalho para o período 2013/2014 foi concretizada entre os representantes dos trabalhadores nas indústrias têxteis e do vestuário de Indaial, Massaranduba, Pomerode e Timbó, e os representantes dos empregadores. A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc) participou diretamente de todo o processo, através de seu presidente, sua assessoria jurídica e técnica-econômica.

O reajuste nos salários foi de 8,22%. O piso salarial passou do valor de 830,00 reais para o valor de 910,80 reais, o que equivale a um aumento de 9,73%. A inflação acumulada nos últimos 12 meses para a database era de 7,22%.

Segundo os dirigentes das entidades envolvidas, companheiros Aristeu Humberto Fava (STI Vestuário Indaial), Gildo Antônio Alves (STI Vestuário Jaraguá do Sul – Representando os trabalhadores de Massaranduba), Wolfgang Schumann (Sti Vestuário Pomerode) e Norival Hercilio Bona (Sti Vestuário Timbó) “foi uma boa negociação, do ponto de vista dos resultados, entretanto, desejávamos conquistar mais para os trabalhadores, mas precisamos reconhecer os avanços. Mesmo que o valor do piso seja ainda baixo, diante dos gastos que o trabalhador tem para manutenção da sua vida, o reajuste de 9,7% é relevante. Os reajustes salariais, em geral, têm sido mais baixos na média nacional nesse início de ano. Ter conquistado um aumento real também foi importante, nesse sentido. A forma como se desenvolveu a negociação, com respeito mútuo entre as partes e debate com seriedade sobre as questões também merece ser destacada.” 

textil2

Comunicacao

Comunicacao