Fetiesc

1º Seminário de Saúde e Segurança do Trabalhador do Ramo Químico em Criciúma

Na última segunda-feira (15) a Fetiesc (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina) esteve presente através de seu Presidente Idemar Antonio Martini e do Assessor de Formação, Sabino Bussanello na abertura do 1º Seminário de Saúde e Segurança do Trabalhador do Ramo Químico em Criciúma. O evento foi articulado pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas, Descartáveis e Flexíveis, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região, do sindicato patronal SINQUISUL (Sindicato das Indústrias Químicas Sul Catarinense) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), após desdobramentos das manifestações realizadas em abril pelo Movimento em Defesa da Saúde, Segurança e Qualidade de Vida da Classe Trabalhadora Catarinense – Movida.

 Na mesa de abertura revezaram-se diversas autoridades, todas parabenizando a iniciativa tripartite das entidades de classe (laboral e empresarial), bem como o papel do Ministério do Trabalho e Emprego no processo de melhoria da saúde e segurança da classe trabalhadora catarinense. Por sua vez, coube a Fetiesc, através do Presidente Idemar Antônio Martini e do Assessor e Professor de Formação Sabino Bussanello, destacarem os trabalhos históricos desenvolvidos pela Fetiesc e pelo Movida, nos últimos 10 anos. “A luta foi dura e difícil para chegarmos até aqui. Por diversas vezes pensamos em desistir, pois, encontrávamos pouco apoio da sociedade, das entidades empresariais e dos organismos de Estado. Porém, com muita persistência e força de vontade fomos construindo ‘pequenos’ espaços que, hoje, são referência para a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras no Estado de Santa Catarina”, destacou Martini.

 Com a palestra: “As Conquistas Históricas do Movida SC”, o Professor Sabino Bussanello, demonstrou com imagens a evolução histórica do Movida através de quatro eixos de ação: i) atividades organizativas; ii) atividades formativas; iii) atividades mobilizativas; e iv) atividades propositivas. “Foi este conjunto de ações que fez do Movida um movimento dinâmico, eclético e muito respeitado no Estado de Santa Catarina”, frisou Sabino.

 O evento teve abertura no dia 15 e segue até o dia 19 de julho, executando uma programação intensa e diversa, todas as noites, nas dependências da Escola SESI, de Criciúma.  Ao todo foram sete palestras tratando do tema “Conscientização e prevenção do acidente de trabalho”. Participaram do evento aproximadamente 80 pessoas sendo trabalhadores, entidades sindicais, cipeiros, engenheiros, técnicos de segurança do trabalho, comunidade em geral, governantes e representantes do patronal.

cri1 cri2

Comunicacao

Comunicacao