Fetiesc

Fetiesc e Centrais Sindicais Recebem o Ministro do Trabalho em Itapema

Na manhã de hoje (30 de agosto de 2013), na sede da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina – FETIESC, em Itapema/SC, o Ministro do Trabalho e Emprego Manoel Dias, debateu com mais de 130 lideranças sindicais temas decisivos à vida dos trabalhadores e do sindicalismo catarinense. O foco principal do debate girou em torno da aprovação do Projeto de Lei 4330/2004, que traz em seu bojo a terceirização e precarização das relações de trabalho.

De pronto o Ministro foi questionado a cerca de matéria publicada e divulgada em mídia nacional, questionando seu posicionamento em relação ao projeto em questão. “Sou contra qualquer projeto que retire conquistas e direitos dos trabalhadores. Quem conhece a minha história já sabe disso. Como militante trabalhista, junto com diversos companheiros, inclusive, com a Presidenta Dilma enfrentamos perseguição, tortura, prisão, exílio e até morte, durante o período da ditadura militar (1964 a 1985). Não seria agora, momento em que estou realizando um sonho de luta que eu abandonaria minhas raízes”, reiterou o Ministro.

O Presidente da Fetiesc, Idemar Antônio Martini, conduziu os trabalhos da plenária agradecendo a todos por terem aceitado o chamamento, destacando a presença dos dirigentes sindicais da base da Fetiesc e das Centrais Sindicais (CUT, NCST, UGT, CTB, FS), federações e sindicatos dos mais diversos segmentos e categorias. “Ficou claro que se estivermos unidos teremos a força suficiente para barrar esta nefasta investida patronal contra a classe trabalhadora. Somente a organização e pressão dos trabalhadores nas ruas será capaz de evitar o maior atentado contra os direitos dos trabalhadores, já registrados na história de nosso País”, declarou o Presidente.

Após os debates e manifestações, a plenária deliberou e aprovou medidas de pressão e mobilização nacional contra a aprovação do referido PL e seu imediato arquivamento, deixando explícito que o parlamentar que for favorável a terceirização será denunciado publicamente como “traidor do trabalhador” e terá seu nome lembrado nas próximas eleições.

Além da terceirização, o Ministro Manoel Dias, respondeu aos demais questionamentos e angústias dos sindicalistas, desde questões relacionadas a estrutura das Superintendências Regionais, seu funcionamento e atuação dos fiscais, problemas de registro das Entidades Sindicais e as já conhecidas bandeiras de lutas como a Redução da Jornada de Trabalho, sem redução de salário, o fim do Fator Previdenciário, a estabilidade dos dirigentes e custeio das entidades sindicais etc.

Ao final, foi elaborada, aprovada, assinada e protocolada junto ao Ministro “A Carta da Fetiesc e do Movimento Sindical contra a Terceirização” (visualizar a carta) e o encaminhamento da mesma aos parlamentares, membros do Governo Federal e divulgação na grande mídia.

A Fetiesc, as Centrais e o Movimento Sindical Catarinense conclamam a todos para se somarem nesta luta.

Veja todas as fotos:

webmaster

webmaster