No dia 31 de outubro estiveram presentes na Fetiesc o companheiro Mário Jorge Maia (Marinho) e Julia Souza do Sinergia (Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis e Região). A visita teve como objetivo apresentar o projeto “Rede Vidaviva” a toda equipe de funcionários da Federação com o intuito de apresentar o projeto e convidar a entidade para fazer parte do mesmo.
O projeto apresentado tem o objetivo discutir com os trabalhadores questões como saúde e qualidade de vida, através da tríade Vida-Trabalho-Saúde. Qual destes três tópicos está em primeiro lugar no seu dia-a-dia? Pois esta foi a reflexão lançada para os funcionários presentes, a questão gerou grande debate uma vez que muitos colocam o trabalho em primeiro lugar e acabam esquecendo de que é necessário estar saudável e viver a vida praticando atividades que deem prazer para então assim poder trabalhar. Infelizmente o dia-a-dia corrido acaba fazendo com que não sobre tempo para o lazer, mas ele é mais necessário do que se imagina.
Segundo o Coordenador do Rede Vidaviva em Santa Catarina, Marinho “o projeto se adapta a qualquer categoria por se tratar de um assunto debatido em âmbito geral com os trabalhadores. Ninguém sabe mais dos acidentes de trabalho do que o próprio trabalhador”. O trabalho desenvolvido através do projeto aproxima mais o sindicato da base e propicia momentos de reflexão dos trabalhadores. Como encaminhamento, após a apresentação e aplicação da dinâmica, o dirigente sindical de posse dos dados passados pelos trabalhadores poderá marcar uma reunião com o dono da empresa para informá-lo e negociar sobre as melhorias necessárias.
São realizados encontros estaduais, nacionais e internacionais onde há grande troca de experiências com dirigentes e trabalhadores de diversos países. Neste ano o encontro será realizado em Florianópolis nos dias 22, 23 e 24 de novembro no hotel Morro das Pedras. Inscrições e mais informações com Julia Souza no telefone (48) 3879-3011.