Fetiesc

“Quem planeja luta melhor”

“Quem planeja luta melhor”

Professor Sabino Bussanello coordena

Seminário de Planejamento do Sintiquip

Conhecer a importância do Sindicato na vida do trabalhador e a responsabilidade do dirigente sindical no desempenho de um cargo voltado à defesa dos interesses da classe trabalhadora como um todo. Estes foram os objetivos do Seminário de Planejamento das atividades da diretoria do Sintiquip (Sindicato dos Trabalhadores Químicos, Plásticos, da Borracha e do Papel de Jaraguá do Sul) para o ano de 2014, realizado no dia 7 de fevereiro, na sede da entidade. O Seminário teve a coordenação do professor Sabino Bussanello, assessor de Formação da Fetiesc e ex-prefeito do município de Itapema (gestões 2006/2012). “O Sindicato é sinônimo de luta, organização e conquista”, ensinou Sabino.
A metodologia utilizada pelo professor valorizou a participação individual dos diretores presentes, que apontaram os principais problemas de mobilização dos trabalhadores e os pontos positivos da atual diretoria do Sindicato perante a categoria. Entre as dificuldades, estão a recorrente prática antissindical dos patrões e chefias, o culto ao individualismo que prejudica a organização dos trabalhadores, a pouca participação nas assembleias convocadas pelo sindicato, o pouco conhecimento de formação sobre sindicalismo e legislação trabalhista e a falta de condições para o dirigente agir no chão de fábrica. Em relação aos pontos positivos foram destacados a vontade de luta dos atuais diretores do Sintiquip, o excelente atendimento realizado na sede e nas portas de fábrica, o combate à opressão contra o trabalhador, a honestidade e transparência da diretoria, os benefícios oferecidos pelo Sindicato e o atual estágio de envolvimento do Sintiquip com outras categorias de trabalhadores, na microrregião e no estado.
A nova Diretoria Sindical assumiu o compromisso de comunicar-se diretamente com a base filiada, seja por meio de visitas, pesquisas, reuniões e atividades de integração com a categoria, seja pelos mecanismos normais de atendimento aos trabalhadores na sede do Sindicato. Porque é de suma importância que todos os diretores façam a sua parte dentro da fábrica buscando, assim, fortalecer a participação e o envolvimento dos trabalhadores no cotidiano das ações sindicais.

Sérgio Shomrich, jornalista

 

sab2 sab3

webmaster

webmaster