Fetiesc

PALESTRA SOBRE DIREITO PREVIDENCIÁRIO

Os advogados e assessores da Fetiesc Matusalém dos Santos e Jairo Leandro Rodrigues estiveram em Fraiburgo, a convite do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel, onde realizaram palestra sobre direito previdenciário e os benefícios que os trabalhadores têm direito junto ao INSS.

Foram esclarecidas dúvidas sobre as várias espécies de benefícios e os principais problemas que os trabalhadores estão enfrentando no INSS por conta das mudanças nos critérios de concessão e de cálculo, especialmente das aposentadorias e do tempo especial.

O fato é que a maioria das mudanças na legislação e nos critérios do INSS são negativas para os trabalhadores e por falta de orientação é comum o trabalhador perder algum direito ou requerer um benefício desvantajoso.

Por isso os profissionais orientam os trabalhadores a procurar ajuda nos sindicatos antes mesmo de requerer o benefício de aposentadoria.

Para quem já está aposentado e teve algum prejuízo, por exemplo, por causa do fator previdenciário ou por algum tempo especial que não foi aceito pelo INSS, é aconselhável que um especialista na área faça uma análise do caso. O mesmo se aplica as pensionistas (viúvas) destes aposentados.

Em alguns casos é possível revisar o valor da aposentadoria ou da pensão por morte rediscutindo seu cálculo ou rediscutindo o tempo de serviço.

webmaster

webmaster