Fetiesc

A União faz a Força

No último domingo (6) representantes da assessoria jurídica e de formação da Fetiesc, Dr Jairo Leandro e Professor Sabino, estiveram presentes na reunião da Associação de Haitianos da Cidade de Itapema. O economista do Dieese na Subseção da Fetiesc, Mairon Edegar, também esteve presente.

O objetivo da participação foi firmar um termo de cooperação entre a Fetiesc e a Associação dos Haitianos em Itapema, onde a Fetiesc comprometeu-se a elaborar uma cartilha com a legislação do trabalho vigente no Brasil e ministrar um curso de 20 horas/aula sobre o tema, com entrega de certificados. Inicialmente serão impressas 5 mil cartilhas que serão distribuídas gratuitamente para os trabalhadores haitianos através de sua organização. A primeira etapa do curso será realizada no dia 19 (sábado), às 15hs30min, na Escola Sindical da Fetiesc. Por sua organização, a Associação dos Haitianos conseguiu a tradução da cartilha para os idiomas kreyol e espanhol, ambos mais acessíveis para a maior parte dos imigrantes do Haiti.

Diante das dificuldades encontradas pelos(as) trabalhadores(as) haitianos(as) para manutenção e reprodução de suas vidas, estes percebem a importância da solidariedade. No espírito do que traz expressa a bandeira de sua pátria, “L’Union fait la force” (“A união faz a força“), os haitianos enfrentam as dificuldades cotidianas no Brasil. A Fetiesc parabeniza e apóia a organização dos trabalhadores haitianos, reconhecendo seus esforços e também de todas as outras entidades e pessoas que colaboram para a organização e defesa dos direitos desses(as) companheiros(as).

Representantes da Fetiesc apresentando a proposta dos cursos e da impressão de 5 mil cartilhas sobre Sindicalismo e Direitos Trabalhistas

Foto da disposição do grande grupo de Haitianos presentes na reunião de domingo (06).

webmaster

webmaster