Nos dias 27 a 30 de julho a delegação da Fetiesc participa do 19º Congresso Nacional do Vestuário e Calçado do Plano da CNTI (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria) na cidade de Luziânia no Estado de Goiás. O congresso é realizado pelo Departamento Profissional do Vestuário dos Trabalhadores nas Indústrias – DEPAVEST.
O congresso é realizado a cada dois anos e debate temas dos trabalhadores e trabalhadoras nas indústrias do vestuário e calçado no Brasil, neste ano recebe mais de 300 congressistas. A Fetiesc está representada por de 18 sindicatos filiados e 26 dirigentes sindicais que participam do evento para renovar o aprendizado e adquirir novos conhecimentos, uma vez que o movimento sindical está em constante transformação e é essencial que o dirigente esteja atualizado.
Na programação do congresso constam seis painéis, são eles: 1) Avaliação dos avanços da pauta do Congresso anterior, 2) Estrutura do Movimento Sindical, atualidades e perspectivas, 3) Inserção do Movimento Sindical na política partidária e suas consequências, 4) Igualdade de Oportunidades e questões de gêneros, 5) Impacto da Economia nacional e internacional no setor do calçado e vestuário, 6) Saúde e Segurança do Trabalhador e da Trabalhadora. No final de cada dia de trabalho, os dirigentes são divididos em grupos nos quais debatem os temas apresentados e sugerem encaminhamentos para os próximos dois anos.
Para o Presidente da Fetiesc e Secretário da 2ª Região Sul da CNTI, Idemar Martini, “o Depavest reúne uma diversidade enorme de experiências do vestuário e calçado do Brasil” E completa, “conhecer a realidade de outras entidades sindicais e debater novas estratégias para o crescimento do movimento sindical é fundamental para que todos se fortaleçam e que continuemos unidos na luta com os trabalhadores (as).”
O encontro se encerra na quarta-feira com a certeza de que estes dirigentes sindicais voltam para seu sindicato e sua base mais fortes para a luta, a formação e informação são a principal arma para um sindicalista. Desta forma a Fetiesc acredita que estes sindicalistas voltam diferentes de quando saíram de suas casas, voltam com bagagem de ouro, o conhecimento.
Fotos: