Finalizando as visitas no município de Joinville, durante a manhã desta quinta-feira, o presidente da federação foi recepcionado pelos diretores do STI Fiação de Joinville. Novamente, o alto índice de rotatividade foi pauta de discussão. Há uma preocupação muito grande em relação à qualificação dos trabalhadores, o que influencia diretamente neste indicador. Os acidentes e doenças do trabalho, assim como os muitos casos de assédio moral, também preocupam muito os sindicalistas. Há uma busca constante por melhorias nas condições de trabalho da categoria.
Em continuidade à viagem, o município de Jaraguá do Sul é o último destino desta semana de visitas. E, no período da tarde do dia 04 de setembro, o STI Químicos de Jaraguá do Sul recebeu o presidente Martini para discutirem assuntos inerentes às categorias representadas pela entidade. Salientaram o aumento da rotatividade, mas relacionam à boa gestão do governo federal e ao momento de pleno emprego que o Brasil vivencia. Em relação à Saúde dos trabalhadores, discutiram as dificuldades de buscar dados junto ao INSS e às empresas, desta forma, assim como os demais sindicatos filiados, estão juntos com o MOVIDA – Movimento em Defesa da Vida, Saúde e Segurança da Classe Trabalhadora, para alcançar de forma satisfatória estas informações e formas de reduzir as doenças e acidentes de trabalho.
A penúltima semana de visitas aos sindicatos filiados foi encerrada junto ao STI Vestuário de Jaraguá do Sul. Com participação efetiva da diretoria, assuntos como a meia hora de intervalo intrajornada, o grande número de trabalhadores com depressão, decorrente do assédio moral no trabalho, foram amplamente discutidos. O STIV salientou o trabalho que vem desenvolvendo com as mulheres da categoria, que participam em grande escala. No mesmo sentido, estão iniciando um trabalho específico com os jovens. Consideram necessário o investimento na inserção de jovens e mulheres no movimento sindical.
Faltando apenas uma semana para cumprir todo o roteiro de visitas, onde todos os sindicatos filiados serão visitados, o presidente Martini pondera que se impressiona a cada dia com o grupo da Fetiesc. A busca constante por melhoria de condições de vida e trabalho e a preocupação com a segurança e saúde dos trabalhadores é inerente ao trabalho desenvolvido por estes dirigentes sindicais. O presidente agradece veementemente a receptividade de todos os sindicatos até o momento. A retomada para a última semana das visitas será no dia 15 de setembro.