A terceira semana de visitas iniciou no norte do estado, com uma ampla e efetiva participação das diretorias dos sindicatos. O contraste climático da semana anterior chama a atenção nesta segunda-feira. Depois de enfrentar temperaturas negativas, é o momento de encarar um calor digno de verão. Porém, como tem acontecido no restante do estado, a agradável receptividade dos sindicatos supera qualquer adversidade enfrentada.
No dia 1º de setembro de 2014, a Diretoria o STI Papel de Três Barras recebeu o presidente da Fetiesc e salientaram que a rotatividade ainda é uma grande preocupação destes sindicalistas, pois verificam que há um grande número de jovens que não se firmam no mercado de trabalho da região.
O dia 02 de setembro de 2014, em contraste com o dia anterior, amanheceu com muita nebulosidade e frio em São Bento do Sul. Porém, pela manhã, o STI Fiação de São Bento do Sul recepcionou calorosamente o presidente da federação.
Assuntos como o intervalo intra-jornada e a saúde dos trabalhadores foram amplamente discutidos. Assim como no restante do estado, causa grande inquietação entre os diretores o fato de tantos trabalhadores ainda sofrerem de doenças ocupacionais, assédio moral no trabalho e até assédio sexual por parte dos patrões. Esta situação causa revolta. Todos estão empenhados e fiscalizando as empresas, inclusive as terceirizadas, para garantir ambientes adequados e dignos de trabalho à categoria.
Finalizando o dia em São Bento do Sul, o sindicato Ceramista foi visitado no período da tarde pela presidência da Fetiesc. A inserção de jovens e mulheres no sindicato tem sido uma preocupação e estão investindo em atividades para o envolvimento destes trabalhadores e trabalhadoras. Em relação à saúde dos trabalhadores, lamentavelmente, também são muitos os casos de assédio moral e sexual, principalmente na maior empresa da categoria. A diretoria está atenta, buscando recursos e formas de enfrentamento destas situações.