Fetiesc

Fetiesc comemora 62 anos de lutas com inauguração de sua nova sede

Fetiesc comemora 62 anos de lutas com inauguração de sua nova sede

Dirigentes sindicais, autoridades da área trabalhista de todo o estado e trabalhadores de base prestigiaram a solenidade alusiva aos 62 anos de Fetiesc (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina), realizada na tarde do dia 12 de dezembro, no Centro de Educação Sindical da Federação, localizada no bairro Meia Praia, em Itapema. A solenidade foi marcada também pela inauguração da nova sede da Fetiesc, totalmente estruturada para atender à classe trabalhadora do estado. Os presidentes da CNTI (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria), José Calixto Ramos, e da CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico, Antônio Silvan Oliveira, estiveram presentes à solenidade.

Ao comemorar seus 62 anos de história e prática sindical, a Fetiesc congrega 44 entidades sindicais dos mais diversos ramos de atividade, sendo que o último Sindicato filiado, na manhã do dia 12, foi o dos Trabalhadores Plásticos do município de Pomerode. São 749 dirigentes sindicais que representam aproximadamente 400 mil trabalhadoras e trabalhadores catarinenses (53% são mulheres e 47% homens). Somente no ano de 2014, a Fetiesc esteve envolvida em 306 atividades – uma média de 25 atividades realizadas por mês, entre formação sindical, assessoria econômica, palestras, acompanhamento de negociações coletivas, reunindo em torno de si quase 20 mil pessoas. Em relação às negociações coletivas, a contribuição da Federação assegurou aumento real de salário aos trabalhadores e trabalhadoras de todas as entidades representadas.

“Foi um ano extremamente positivo”, resume o presidente da Fetiesc, Idemar Antônio Martini, que visitou pessoalmente todos os Sindicatos filiados nos últimos três meses. Entre as principais metas para 2015, o presidente da Fetiesc destaca a necessidade de “avançar nas conquistas econômicas para os trabalhadores, fortalecer os sindicatos de base, investir em pesquisas socioeconômicas e trabalhar permanentemente na formação sindical”. Idemar Martini também considera igualmente prioritária a luta em defesa da saúde e segurança das trabalhadoras e trabalhadores, principalmente a partir da criação do Instituto Movida (Movimento em Defesa da Vida, Saúde e Segurança da classe Trabalhadora Catarinense).

O presidente da CNTI destacou “a amizade e o respeito que existe com o companheiro Idemar Martini”, que também é secretário regional da Confederação, em Santa Catarina. “Vivemos uma época de muita expectativa no sindicalismo, temos que lutar contra a ganância do capital e os maus tratos dos patrões, mas também temos que lutar contra o próprio Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Emprego, que estão desmantelando o movimento sindical”, discursou José Calixto Ramos, antecipando as dificuldades que a classe trabalhadora terá pela frente: “Não temos dinheiro para eleger nossos representantes e, afinal, perdemos 40 deputados ligados aos movimentos sindical e social”, lembrou, conclamando todos “à necessidade de avançar na unidade do movimento sindical”.

Todos os demais pronunciamentos destacaram o trabalho desenvolvido na Fetiesc, tanto em relação à defesa da saúde e segurança da classe trabalhadora, como na área de formação”. “Nos espelhamos no trabalho da Fetiesc”, disse o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores do Calçado do Rio Grande do Sul, João Pires. “Tudo o que a Fetiesc assume é diferenciado para o Brasil inteiro”, reforçou o presidente da Federação dos Trabalhadores Têxteis de Minas Gerais, Aprígio Guimarães. Já o representante da Nova Central dos Trabalhadores (NCST), Isaías Otaviano, lembrou que há 13 anos participou do seu primeiro evento sindical, na Fetiesc, uma palestra do doutor Edésio Passos. Por fim, conclamou: “Lutar sempre, vencer talvez, desistir jamais, viva o movimento sindical”.

 

Programação para 2015

A diretoria da Fetiesc esteve reunida na manhã do dia 12, para aprovar a pré-programação da Federação no ano de 2015. Entre as principais atividades programadas estão “as ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, em 8 de março (o 16º Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora está previsto para o dia 22 de março), o curso de Formação de Formadores, a organização do Fórum Sindical Sul dos Trabalhadores Têxteis, que acontece em Cascavel (PR), de 12 a 15 de abril, a preparação para o Encontro do Fórum Sul dos Papeleiros, a realização do Ato Público do Movida, em abril. Para o segundo semestre estão programadas as seguintes atividades: a segunda etapa do curso de Formação de Dirigentes Sindicais, a terceira etapa do Curso de Formação de Formadores, o 8º Encontro Estadual da Juventude Trabalhadora, em 22 de novembro.

webmaster

webmaster