Fetiesc

Formar novos dirigentes para um novo sindicalismo

Nos dias 03 e 04 de março foi realizado o curso de Dirigentes Sindicais de Base organizado pela Fetiesc (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina) em parceria com a CNTI (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria).

O Assessor de Formação da Fetiesc, Sabino Bussanello ministrou 16 horas/aula junto à imersão na história do sindicalismo e as práticas sindicais no Brasil, papel dos dirigentes sindicais e a importância da representação política dos trabalhadores nas esferas de poder, tanto no congresso nacional quanto nas câmaras legislativas. O curso é direcionado para dirigentes sindicais de base das novas diretorias ou que nunca tiveram a oportunidade de participar dos cursos de formação da Fetiesc. Foram inscritos 48 dirigentes sindicais que pertencem a 14 sindicatos filiados.

Este curso tem no total três etapas, na primeira o Professor Sabino fala sobre a ‘’História do Sindicalismo, Representação Política e Práticas Sindicais no Brasil’’ e nas próximas etapas serão abordados temas como direitos individuais e coletivos e também análise dos cenários econômicos atuais do país. O curso mescla atividades teóricas e práticas, instiga o dirigente sindical a pensar além dos problemas e apontando soluções para os mesmos.

Para o Presidente da Fetiesc, Idemar Martini ‘’ é importante que estes novos dirigentes tenham contato com a história do movimento sindical e possam compreender como ele funciona. Com eles é possível fazer um sindicalismo novo e diferenciado, novos olhares e opiniões para fortalecer a luta dos trabalhadores e trabalhadoras’’, e completa ‘’espero que vocês saiam daqui diferentes de como chegaram, e que levem para a base todo o aprendizado’’.

O Assessor de Formação da Fetiesc Sabino Bussanello destaca que: ”não esperem que a elite e os patrões façam algo pelos trabalhadores. São os próprios trabalhadores que deverão construir novos patamares de sua história. A ampliação dos direitos somente virá com muita luta e capacidade de organização da classe trabalhadora. A luta não pode parar”.

A próxima etapa do curso será realizada nos dias 16 e 17 de junho de 2015.

Mais fotos: http://migre.me/oT56k

webmaster

webmaster