Somos todos trabalhadores e é isso que temos em comum, apesar de todas as outras diferenças
Os 7º graus da manhã desta terça-feira (16) não impediram que os 35 dirigentes sindicais de diversas cidades do estado de Santa Catarina se dirigissem até a Fetiesc para participar da segunda etapa do Curso de Formação de Dirigentes Sindicais de Base. A primeira etapa foi realizada no mês de março e segue a programação da segunda etapa nos dias 16 e 17 de junho. O curso é promovido pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc) em parceria com a Confederação Nacional de Trabalhadores na Indústria (CNTI).
Nesta etapa os dirigentes sindicais de base irão aprender um pouco mais sobre a Conjuntura Socioeconômica e Realidade do Movimento Sindical com o Professor e Economista da Subseção do Dieese na Fetiesc, Mairon Edegar Brandes. Mairon comenta que “para fazer uma análise da conjuntura é necessário realizar uma leitura da atualidade, levando em conta o contexto histórico para tomar decisões corretas para o futuro, que podem muitas vezes não serem as mais corretas.” E completa “isso porque a sociedade é muito dinâmica, os fatores analisados estão em constante mutação. É um trabalho intelectual complexo que requer esforço e dedicação”.
No segundo dia de formação o Professor e Assessor de Formação da Fetiesc Sabino Bussanelo juntamente com o Economista Mairon Brandes debatem com o grupo sobre Sindicalismo, Democracia e Política no Brasil. Sabino reflete que “o conhecimento é uma preciosidade que se aprende e se constrói todo dia. Aqui neste curso nós riscamos o fósforo na escuridão e vocês devem alimentar essa chama buscando conhecimento cada vez mais”.
Na parte da tarde os dirigentes compreenderam a Importância do Trabalho de Base para no Movimento Sindical e finalizaram o curso com uma síntese e organização dos Principais Desafios para o Movimento Sindical no Brasil.
Leia o depoimento de alguns participantes do curso:
”na minha opinião esses cursos dão uma injeção de ânimo na gente, faz reacender o que vai se desgastando com o tempo”.
” me senti muito importante e descobri que com o conhecimento da luta posso ajudar os companheiros da fábrica”.
”Me sinto bem mais motivado para resolver problemas e bem mais preparado”.
A última etapa será realizada nos dias 20 a 22 do mês de outubro de 2015.
Mais fotos no facebook da Fetiesc: http://migre.me/qkuEo