Fetiesc

Encerrada a terceira etapa do Curso de Dirigentes Sindicais de Base

Sindicalismo se faz praticando sindicalismo

Nesta quarta-feira (21.10) encerrou a terceira etapa do curso de Dirigentes Sindicais de Base da Fetiesc e CNTI realizada nos dias 20 e 21 de setembro no Centro de Formação Sindical da Fetiesc em Itapema.

Durante estas três etapas, os dirigentes aprenderam desde a origem do sindicalismo, o que envolve a política partidária e a representação dos trabalhadores no congresso e senado, como também a importância do dirigente sindical de base. Conheceram mais sobre a conjuntura socioeconômica dos principais países do mundo e do Brasil e a realidade do movimento sindical. A turma teve a oportunidade de participar de uma palestra na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) sobre a Dívida Pública Brasileira, foram a campo conhecer a Alesc e participaram da cerimônia dos 60 anos Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Este grupo continua a formação no ano de 2016. Os dirigentes avaliaram o evento e sugeriram temas para as próximas etapas. O Presidente da Fetiesc, Idemar Antonio Martini elogia os participantes e deixa um recado “gostaria de parabenizar cada um de vocês por ter saído de casa, deixado família, o trabalho e ter vindo aqui para se aperfeiçoar. Continuem estudando, leiam os textos que o Sabino passou para vocês, os sites, os livros e filmes. Hoje a internet possui uma quantidade imensa de material para a formação de vocês.”

Os dirigentes sindicais foram questionados sobre o que estavam levando de aprendizado depois das três etapas do curso de formação:

Marcelo Augusto de Lima Pires – STI Papel Campos Novos

“Aprendi várias coisas que são fundamentais para “mim” ser um bom sindicalista, dentre os assuntos vistos, quando começou a surgir o sindicato no Brasil a história de como ocorreu até nos dias de hoje. Como é importante estar preparado para debater assuntos com nossos companheiros e como lidar com certas situações difíceis do dia a dia no sindicato. Aprendi também o que é e para que serve a análise da conjuntura. Esse curso contribuirá muito para todos nós que participamos, gostei muito, quero cada vez mais buscar novos conhecimentos para ajudar ao máximo os trabalhadores”

Jéssica Franco Ramos – STI Cerâmica São Bento do Sul

“Passei a conhecer as histórias de lutas que há por trás de nossos sindicatos e das leis que já foram conquistadas até aqui, para nós trabalhadores além de se sentir motivados a continuar lutando por melhorias no salário, na saúde e nas condições de trabalho pois em pleno século 21 ainda temos muitos trabalhadores com dificuldades para conquistar o mínimo para sobreviver”

Rafaeli Cardoso – STI Papel Três Barras

‘‘Principalmente como devemos agir e quais critérios e argumentos devemos usar para saber lidar com os problemas que estão presentes no cotidiano do sindicato e empresas. Quais são os direitos do dirigente sindical e principalmente sua função que é fundamental e de grande importância dentro das fábricas e entidades sindicais. A realidade que acontece na atual crise brasileira é mascarada e distorcida principalmente pela grande mídia.’’

Djonathan Hubner – STI Fiação São Bento do Sul

‘’Esclarecimentos de muitas dúvidas, conhecimento, dívidas do Brasil, análise da conjuntura e importância do sindicato no século passado e atualmente e a luta pelos trabalhadores.’’

Anderson Gubert – STI Plásticos de Brusque

‘’A real situação da dívida do país e por quais motivos isso não se resolve. Sobre o piso regional do estado que é superior ao salário mínimo do país e o benefício que isso trouxe para os trabalhadores.’’

Sandro E. Kopmann – STI Plásticos Joinville

‘’Falta maior envolvimento dos sindicatos nas decisões do governo e o sindicalista precisa correr mais atrás das informações para poder bater de frente com os empresários. Ainda sugiro formar uma comissão dos sindicatos independente da classe para debater situações econômicas e sociais das categorias junto à assembleia legislativa e um representante político.’’

Veja a cobertura fotográfica na Fanpage da Fetiesc -> https://goo.gl/hzYhPi

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc