Fetiesc

Novos dirigentes participam de curso de formação sindical

Nesta terça-feira (28), trinta dirigentes sindicais, – que fazem parte das novas diretorias eleitas dos sindicatos filiados à Fetiesc -, participam do curso de formação sindical sobre a história do sindicalismo e as lutas da classe trabalhadora. O curso tem duração de três dias com programação com 22 horas de aula. A formação será conduzida pelo Assessor de Formação da Fetiesc, Professor Sabino Bussanello, juntamente com os Assessores Jurídicos da entidade, Jairo Leandro Luiz Rodrigues e André Bevilaqua, e o Economista da Subseção do Dieese, Mairon Edegar Brandes.

A programação do curso é voltada para os novos dirigentes sindicais, como explica o Professor Sabino Bussanello, “este é um curso para iniciantes, reunimos a base de estudos e debates sobre o movimento sindical para quem está chegando agora nas novas diretorias”. O curso inclui uma análise da conjuntura e do Brasil sobre o atual momento político, estudos e debates sobre a conjuntura econômica, social, sindical e política, uma viagem pela história do sindicalismo e concepções, estruturas e práticas sindicais no Brasil. O Presidente da Fetiesc, Idemar Antonio Martini participou da abertura do curso e ressaltou em sua fala sobre a importância da formação sindical para a entidade “não cansamos de relembrar que a formação é a menina dos olhos da Fetiesc, o dirigente tem que se informar sobre a atual conjuntura em que vivemos para poder passar isso para os trabalhadores na base. Lá os patrões passam a informação do jeito deles, o trabalhador precisa saber do outro lado da informação para criar senso crítico e ter opinião formada para se posicionar nos debates”.

Parte da turma é formada por dirigentes que participam pela primeira vez de um curso de formação, outros deles já participaram de atividades na Fetiesc. Existe uma grande expectativa do curso, como comenta o dirigente Adailton dos Santos Machado do STI Químicos de Criciúma “é meu primeiro ano como dirigente do sindicato, e vim participar do curso porque quero adquirir o máximo de conhecimento para poder tirar as dúvidas dos meus colegas trabalhadores na fábrica”.  Quem participa também é o Presidente do Sindicato dos Empregados dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Itapema e Região, Eliseu Luis Casanova e fala sobre o que espera do curso “participamos de diversas atividades realizadas pela Fetiesc, já fiz um curso há alguns meses aqui e volto com a certeza de que irei aprender muito neste curso para repassar aos trabalhadores, temos que nos reciclar sempre”, finaliza.

O curso terá outras etapas, e as datas serão definidas com a turma.

IMG_7642

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc