Fetiesc

Fórum Sindical Sul Têxtil completa 10 anos de trabalho

A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc) sediou a 10ª edição do Fórum Sindical Sul Têxtil, realizado nos dias 10 a 12 de abril em Itapema. O Fórum é promovido pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de SC, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem do RS, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Calçado e Vestuário do Estado do RS, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Artefatos e Curtimento de Couros e de Peles do RS, Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do PR e a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do MS.

A 10ª edição reuniu 150 trabalhadores e trabalhadoras do setor de couro, fiação, tecelagem, vestuário e calçado dos estados do RS, PR, SC, MT e MS. Para o Presidente da Fetiesc, Idemar Antonio Martini “é muito gratificante para todos nós sediar mais uma edição deste fórum que se destaca no Brasil inteiro. Nos tornamos referência para os outros estados. Tivemos nestes dias palestrantes brilhantes e temas extremamente importantes para os sindicalistas. A cada dia que se passa, tenho mais certeza de que estamos no caminho certo”.  A Secretária para Assuntos da Mulher, Juventude e do Idoso da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), Sônia Maria Zerino prestigiou o evento e elogiou “Sei que daqui saem muitas deliberações importantes para as categorias que fazem parte do Fórum. É um evento que realmente tem um objetivo e ele é cumprido”. O Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Artefatos de Couro no Estado do Rio Grande do Sul, Ênio Klein, relembra sobre a ideia inicial do fórum “me recordo que há 10 anos o Presidente Martini comentou em uma reunião sobre a vontade de reunir estes setores e de criar um fórum para discutir a nossa realidade. Nestes dias participamos da décima edição e fico feliz e satisfeito com a solidez do fórum”.  A Presidente do Sindicato das Costureiras de Cianorte, Elizabete Alves de Matos, parabeniza as entidades participantes do Fórum “gostaria de parabenizar a todos que estão aqui participando da 10ª edição. Durante estes dias tivemos ótimas discussões e reflexões, saímos com propostas valiosas, muito conteúdo e novidades para compartilhar com a base”.

O Presidente da Federação dos Trabalhadores na Indústria Fiação e Tecelagem do Estado do Rio Grande do Sul, Elias Azevedo comenta sobre a importância do fórum “Com um evento dessa magnitude, quem ganha é a classe trabalhadora.” Quem também concorda com esta opinião é João Ricardo Saab, Segundo Vice-Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Calçado e do Vestuário do Rio Grande do Sul agradece pelos dias de evento “gostaria de parabenizar todas as entidades que trabalharam para que esse fórum desse certo, aqui encontramos caminhos para solucionar problemas nas entidades sindicais e com as dificuldades que passamos”. Cleonice Bortoli, Secretária Geral da Federação dos Trabalhadores na Indústria de MT, comenta sobre o aprendizado adquirido no fórum “foram dias de muito estudo e dedicação, este fórum tem muito a acrescentar em nosso dia a dia no movimento sindical”. O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados de Parobé, João Nadir Pires elogia a organização “gostaria de parabenizar a equipe que planejou este fórum e que escolheu temas e palestrantes brilhantes. Sabemos que é um trabalho árduo, mas vale a penas sairmos de nossas entidades para vir aproveitar este encontro que reúne muito aprendizado para todos nós”.

A abertura do evento aconteceu no domingo (10) a noite, com a apresentação das delegações. Na segunda-feira (11) o Assessor Parlamentar do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas (DIAP), André Luís dos Santos apresentou uma análise da conjuntura atual das leis que tramitam no congresso, muitas delas que são contra a classe trabalhadora.  Durante a tarde o Economista da Subseção do Dieese na Fetiesc, Mairon Edegar Brandes realizou uma análise econômica dos setores do vestuário, fiação, tecelagem, couro e calçado e falou também sobre o Projeto da Frente Parlamentar do Setor Têxtil sob a visão dos Trabalhadores.

Já na terça-feira (12), aconteceu uma mesa redonda com as resoluções do evento anterior, com uma avaliação sobre as proposições tiraras do último fórum realizado na cidade de Cianorte no Paraná para acompanhar os resultados alcançados com o evento. Ainda durante a tarde os advogados que fazem do Fórum Jurídico Sul, apresentaram a pauta unificada que é utilizada pelas entidades participantes e foi constituído e criado o Instituto Sul Brasileiro de Direito Sindical. Logo depois, o médico do trabalho Dr. Roberto Ruiz, fala sobre um mal que assombra os trabalhadores, a lesão por esforço repetitivo (LER), os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) e a depressão.

A 11ª edição do Fórum Sindical Sul Têxtil será realizada no estado do Mato Grosso do Sul, com data a ser definida.

Confira mais fotos do Fórum: clique aqui

IMG_8112

IMG_8274

IMG_8468

IMG_8470

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc