Fetiesc

Encerra a terceira etapa do curso de formação de dirigentes sindicais de base

Após três dias de muito estudo e dedicação dos dirigentes sindicais de base, encerra a 3ª etapa do Curso de Dirigentes Sindicais de Base da Fetiesc e CNTI. O curso que teve como temática central a “Organização Sindical de base e negociação coletiva de trabalho” reuniu trinta dirigentes sindicais de diversos sindicatos do estado.

Nas outras etapas o grupo entendeu mais sobre a situação atual do país e os principais acontecimentos no último ano, expuseram as diferentes pautas de disputas em relação à economia, política e as questões sindicais e trabalhistas. Os assessores jurídicos da Fetiesc apresentaram a luta do movimento sindical e a conquista dos direitos trabalhistas individuais e coletivos, como por exemplo, os direitos e deveres do empregado e do empregador, férias, rescisão de contrato de trabalho e também convenção coletiva de trabalho, acordo e dissídio coletivo dentre outros.

Nesta semana a programação reuniu temas pertinentes aos trabalhadores de base como a importância do sindicato para os trabalhadores e a sociedade, o que é, e como funciona a organização sindical de base e quais as ferramentas de trabalho que podem ser utilizadas com a classe trabalhadora. E também a prospecção de desafios e ameaças ao movimento sindical, o “pacote Temer” e a ofensiva patronal contra os direitos sociais e trabalhistas já garantidos e que correm risco de serem retirados além da flexibilização dos direitos (CLT), do negociado sob o legislado, da terceirização e da reforma da previdência.

O Economista da Subseção do Dieese na Fetiesc, Mairon Edegar Brandes comentou sobre a importância de saber interpretar indicadores macroeconômicos e políticos para entender como impactam na vida e cotidiano das categorias. Além disso, o grupo aprendeu a fazer uma análise da conjuntura e também participaram de uma simulação de negociação coletiva de trabalho com o apoio e supervisão do assessor jurídico Dr. André Bevilaqua, Sabino Bussanello e Mairon Brandes.

A próxima etapa acontecerá em novembro.

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc