Fetiesc

Inicia a 3ª etapa do curso de formação para dirigentes sindicais de base

Dirigentes de sindicatos filiados à Fetiesc participam nesta segunda-feira (01 de agosto de 2016) da 3ª etapa do curso de formação para dirigentes sindicais de base realizada pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc) com a parceria da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias (CNTI) na sede da Fetiesc em Itapema.

O curso acontece nos dias 01 a 03 de agosto e sua programação mescla temas pertinentes aos trabalhadores de base como a importância do sindicato para os trabalhadores e a sociedade, o que é, e como funciona a organização sindical de base e quais as ferramentas de trabalho que podem ser utilizadas com a classe trabalhadora, como por exemplo, a comunicação e as fontes de informação “do outro lado”, ou seja, que contrapõem a mídia convencional. Além disso, os assessores jurídicos da Fetiesc Dr. Jairo Leandro Luiz Rodrigues e Dr. André Bevilaqua falam sobre procedimentos estratégicos de negociação coletiva de trabalho, métodos e argumentos e também simulam com os trabalhadores uma mesa de negociação coletiva de trabalho.

O curso é finalizado com a prospecção de desafios e ameaças ao movimento sindical, o “pacote Temer” e a ofensiva patronal contra os direitos sociais e trabalhistas já garantidos e que correm risco de serem retirados. O Prof. Sabino Bussanello fala ainda da flexibilização dos direitos (CLT), do negociado sob o legislado, da terceirização e da reforma da previdência. O Presidente da Fetiesc, Idemar Antonio Martini deseja as boas vindas ao grupo e em sua fala ressalta o risco que a classe trabalhadora corre “gostaria de agradecer imensamente a presença de todos neste curso e de lembrar que nós não podemos aceitar este pacote de perdas de direitos da classe trabalhadora. Vejam que querem aprovar o negociado sob o legislado, e depois de tantos anos de negociação com poucas conquistas em cláusulas sociais fica nítido que a lei deve prevalecer, a lei garante nossos direitos”.

Na quarta-feira (3) o grupo decidirá o tema da próxima etapa.

Mais fotos na Fanpage da Fetiesc -> Fetiesc Federação dos Trabalhadores 

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc