Fetiesc

Produção industrial no estado catarinense cresce de maio para junho

Por Mairon Edegar Brandes – Subseção do Dieese na Fetiesc

A produção industrial no estado catarinense cresceu 5,4% na passagem de maio para junho, na série com ajuste sazonal. O último registro desta magnitude havia sido em julho de 2014, quando a produção cresceu 5,3%. Os resultados de produção no primeiro semestre deste ano têm melhorado, revelando recuperação principalmente com relação ao segundo semestre do ano passado, quando a queda da produção acentuou-se.

A produção de junho no estado teve crescimento de 0,6% com relação ao mesmo mês do ano passado. O último registro de crescimento nesta série havia sido em junho do ano passado (0,4%). Os segmentos que puxaram este resultado no mês foram: fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (25,8%); máquinas e equipamentos (6,4%); produtos alimentícios (8,6%) e confecção de artigos do vestuário (0,6%).

No acumulado do ano (primeiro semestre), a produção industrial registrou queda de 6,1% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em função da recuperação registrada nas séries mensais, o resultado acumulado no ano vem melhorando (retração menos intensa). Em janeiro esta série registrava queda de 12,4% o dobro da retração atual (-6,1%).

Existem outros sinais de recuperação, o que sugere continuidade da melhora nos indicadores de atividade industrial para o segundo semestre. No entanto, cabe destacar que outras variáveis, como câmbio, emprego, renda, juros, tendem a impactar esta dinâmica.

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc