Fetiesc

Trabalhadores têxteis conquistam reajuste de 10% e aumento nos pisos salariais

Os trabalhadores têxteis de Rio do Sul e região devem receber em outubro o reajuste acordado entre o Sindicato dos Trabalhadores Têxteis (Sititev) e o Sindicato das Indústrias Têxteis (Sinfiatec), o percentual é de 10% sobre o salário de todos os trabalhadores, inclusive os contratados a partir de setembro de 2016. Além disso, a categoria conquistou o aumento nos pisos que ficaram em R$ 1.140,00, para o período de experiência e R$ 1.200,00 após efetivação do contrato.

Houve avanço nas cláusulas sociais, no que diz respeito ao aumento de horas para acompanhamento dos filhos ao médico, que passaram para 40 horas. Este acompanhamento deve ser justificado após a apresentação do atestado da criança para a empresa e o trabalhador não pode ter nenhum tipo de desconto. Outro benefício foi no aviso prévio, agora o trabalhador que pedir demissão e comprovar que já tem outro emprego será liberado do cumprimento de 15 dias, assim como já acontece com quem é demitido.

Segundo a presidente do Sititev, Maria Pereira, a diretoria do sindicato decidiu aceitar este acordo para não prolongar ainda mais a espera dos trabalhadores. Já que muitos não receberam o reajuste do ano passado, porque o Sinfiatec recorreu da decisão do Tribunal Regional do Trabalho, que julgou o dissídio em 2015. “Acreditamos que esta é a atitude mais responsável que poderíamos ter tomado, pois conforme os dias passavam ia aumentando o passivo trabalhista o que poderia levar ao fechamento de algumas empresas, já que o julgamento do recurso pode levar tempo”, avalia Maria.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Sititev

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc