Fetiesc

Primeira rodada de negociação dos papeleiros unificados acontece na Fetiesc

Na tarde da última sexta-feira, 14 de outubro, aconteceu na sede da Fetiesc a primeira rodada de negociação salarial dos papeleiros unificados onde alguns sindicatos têm data-base em 1º de outubro e outros 1 de novembro.

Participaram da negociação coletiva os representantes dos trabalhadores dos sindicatos do papel de Campos Novos, Correia Pinto, Vargem Bonita, Lages, Rio Negrinho, Três Barras, Jaraguá do Sul, Brusque, Blumenau e Timbó. A Fetiesc esteve representada pelo Assessor Jurídico André Bevilaqua, pelo Tesoureiro Lorenzo Cheli Netto e pelo Economista da Subseção do Dieese na Fetiesc, Mairon Edegar Brandes. Os empresários foram representados pelo advogado do Sindicato das Indústrias de Celulose e Papel SC (Sinpesc), Dr. Sérgio Roberto Juchem, pelo presidente Nereu Baú e por trabalhadores no RH das empresas.

O advogado do Sinpesc, Dr. Sérgio Roberto Juchem falou sobre os dados atuais do setor papeleiro e pediu compreensão “estamos com uma proposta modesta para essa negociação, a inflação está muito alta e a indústria papeleira não têm condições de dar aumento real para os trabalhadores”. O assessor jurídico da Fetiesc, Dr. André Bevilaqua contrapôs os argumentos do advogado do patronal “quem segura a principal carga nas costas é o trabalhador. Ele vem trabalhando normalmente as suas 8 horas diárias, produzindo, e ele não é o responsável pelo o momento atual do nosso país” e completa “o trabalhador não pagará a conta”.

O Economista da subseção do Dieese na Fetiesc, Mairon Edegar Brandes defende os argumentos do Dr. André e comenta que a inflação teve uma trajetória decrescente de janeiro a outubro deste ano e lembra que em 2015 a negociação dos papeleiros unificados foi fechada com a inflação acima da atual. O economista aponta que o trabalhador será o maior prejudicado se a negociação for fechada abaixo da inflação “os salários atualmente não dão as condições mínimas aos trabalhadores, e não podemos reduzir ainda mais o poder de compra deles”.

Uma nova rodada de negociação será agendada para o próximo mês.

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc