A primeira turma do projeto acordado nesta segunda-feira (11/12) ocorrerá entre 04 e 09 de março de 2024
Clique aqui para seguir o canal do Fetiesc Informa no WhatsApp
Na véspera de celebrar os 71 anos da fundação da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC), o presidente Idemar Antonio Martini, acompanhado pelo Secretário-Geral, Ednaldo Pedro Antonio e pelo assessor de formação sindical, Sabino Bussanello, recebeu o presidente do Sindicato das Manufaturas de Couro e Secretário Adjunto da Federação dos Trabalhadores da Argentina da Indústria do Couro e Afins, Ernesto Quiqui Trigo, e sua delegação.
Desta vez, a pauta do encontro dos líderes do movimento sindical foi a estruturação de um programa de intercâmbio internacional com foco na formação dos dirigentes sindicais dos dois países.
Na ocasião, Trigo destacou que o intercâmbio é um princípio fundamental do movimento sindical e para tanto propôs um programa de formação sindical, com formação teórica sobre elementos básicos da construção política do quadro sindical, com visitas à fábricas e sindicatos de modo que os intercambistas conheçam a história do país e do movimento laboral sulamericano. “A formação tem várias linhas e uma delas é o conhecimento empírico, prático. Temos a possibilidade de levar os dirigentes laborais às nossas fábricas, para mostrar a realidade de como trabalham, aprender por meio da vivência”, destacou.
Por sua vez, Martini destacou a importância do projeto para a formação dos dirigentes sindicais de modo a garantir o intercâmbio profissional. “Estou apostando na possibilidade de aprendermos e avançarmos na luta sindical, ou seja, é um caminho que se abre”, comemora, ao anunciar que a primeira turma de dirigentes laborais argentinos virá ao Brasil entre 04 e 09 de março de 2024.
O professor Sabino Bussanello, considerou a proposta como importante e revolucionária, isso porque percebe o sindicato como um espaço de formação e transformação social. “Estamos muito entusiasmados com esse projeto que está centrado no estudo, na vivência e na representação da classe trabalhadora”, enfatizou.
#FETIESC71Anos #IntercâmbioInternacional #FormaçãoSindical #MovimentoSindical #IntercâmbioProfissional #SindicatosArgentina #TrabalhadoresSulamericanos #ConstruçãoPolítica #HistóriaTrabalhista #TransformaçãoSocial #ClasseTrabalhadora #Fábricas #VivênciaSindical #ParceriaInternacional