Fetiesc

JANEIRO BRANCO: Saúde mental no ambiente de trabalho exige proteção da saúde, da segurança e do bem-estar de todos

Exposição ao assédio moral e sexual, jornadas exaustivas, atividades estressantes, eventos traumáticos, discriminação, perseguição da chefia e metas abusivas intensificam os problemas relacionados à saúde mental no ambiente de trabalho

Clique aqui para seguir o canal do Fetiesc Informa no WhatsApp

Para que se possam obter bons resultados em relação à saúde mental no ambiente de trabalho, é importante que haja uma ação em conjunto, que conte com iniciativas das empresas, do Estado e, é claro, dos próprios trabalhadores. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ambiente de trabalho saudável é aquele em que empregados e gestores contribuem ativamente para a promoção e a proteção da saúde, da segurança e do bem-estar de todos. 

As intervenções e as boas práticas com essa finalidade, em relação à saúde mental, incluem o oferecimento de suporte aos empregados, o envolvimento deles no processo de tomada de decisão (o que desenvolve um senso de controle e participação), práticas organizacionais que promovam um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal e programas que reconheçam e recompensem a contribuição dos empregados.

No mesmo sentido, a cartilha “Saúde mental e trabalho no Poder Judiciário” (FAÇA O DOWNLOAD AQUI), do Conselho Nacional de Justiça, orienta que as ações de atenção à saúde do trabalhador envolvem a prevenção de riscos, a avaliação ambiental e a melhoria das condições e da organização do processo de trabalho. 

Segundo o documento, a qualidade de vida no trabalho diz respeito não apenas às condições adequadas e às boas relações socioprofissionais. Ela compreende, também, o reconhecimento do trabalho realizado e as possibilidades de crescimento profissional. As ações devem buscar, portanto, o equilíbrio das necessidades biológicas, psicológicas, sociais e organizacionais.

#JaneiroBranco #SaúdeMental #Conscientização #PrevençãoDependênciaQuímica #PrevençãoSuicídio #Lei14556 #BemEstarEmocional #FETIESC #MêsConscientização #BrasilAnsioso #Reflexão #Ação #Solidariedade #StigmaSaúdeMental #ComunidadeConsciente #EngajamentoRedesSociais #BemEstarTrabalho #AmbienteSaudável #ClasseTrabalhadoraSC #ConversasHonestas #BuscaPorAjuda #Compreensão #Acolhimento #ReflexãoSaúdeMental #MentalHealthAwareness #FETIESC2024 #PromoçãoHábitosSaudáveis #AmbientesSaudáveis #PrevençãoDoençasPsiquiátricas

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc