Sebastião Nélio da Costa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação, Tecelagem e Vestuário de Chapecó e demais cidades do Oeste de Santa Catarina, representou a Federação
Foto: Elizandro Giacomini
Clique aqui para seguir o canal do ‘Fetiesc Informa’ no WhatsApp
A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC), esteve representada no seminário ‘NR 36 – 10 anos: diálogos sobre o impacto da norma na saúde dos trabalhadores’, que aconteceu na última sexta-feira (26/4), em Chapecó, pelo seu diretor, Sebastião Nélio da Costa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação, Tecelagem e Vestuário de Chapecó e demais cidades do Oeste de Santa Catarina.
O evento, organizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), faz parte das atividades do Abril Verde, movimento nacional focado na prevenção de acidentes e na saúde dos trabalhadores. A Norma Regulamentadora (NR) nº 36 dispõe sobre a segurança e saúde no trabalho em frigoríficos.
O evento reuniu aproximadamente 150 participantes no auditório da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), entre representantes da Justiça do Trabalho (JT), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), sindicatos e empresas de processamento de carnes e derivados da região.
De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged/MTE), em 2023 Santa Catarina registrou 35,3 mil admissões e 33,2 desligamentos de trabalhadores no setor de abate de suínos, aves e outros pequenos animais, um saldo positivo de pouco mais de 2 mil empregos. O estoque anual totalizou 74,5 mil trabalhadores com carteira assinada nesse setor, em todo o estado.
#FETIESC #SaúdeDoTrabalhador #NR36 #AbrilVerde #PrevençãoDeAcidentes #SegurançaNoTrabalho #TRTSC #Sindicatos #Chapecó #SantaCatarina #JustiçaDoTrabalho #MinistérioPúblicoDoTrabalho #Emprego #Indústrias #Trabalhadores #UniOesc #Frigoríficos