Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora: enfrentar a realidade e organizar a luta sindical”, o seminário acontecerá no sábado, dia 27 de abril
Clique aqui para seguir o canal do ‘Fetiesc Informa’ no WhatsApp
A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC) está pronta para mais uma edição do Movimento em Defesa da Vida, Saúde e Segurança da Classe Trabalhadora (MOVIDA), como parte das atividades em celebração ao Abril Verde, o mês dedicado à prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho.
Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora: enfrentar a realidade e organizar a luta sindical”, o seminário acontecerá no sábado, dia 27 de abril, a partir das 9h, no auditório da FETIESC, em Itapema (SC). O evento está aberto a todos os interessados no assunto e as inscrições são gratuitas, devendo ser realizadas clicando AQUI.
O destaque da programação será a apresentação do psicólogo e presidente da Central de Trabalhadores do Brasil (CTB-SC), Mateus Graoske Mendes, que também é psicólogo clínico no Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (SINJUSC), conduzirá discussões acerca da saúde mental e assédio moral.
Em seguida, o médico do trabalho, Roberto C. Ruiz, discorrerá sobre temas teóricos e práticos relacionados à saúde dos trabalhadores, riscos no ambiente laboral, acidentes e doenças ocupacionais, insalubridade e aposentadoria especial.
O evento encerrará com um debate e troca de experiências entre os participantes, seguido por um almoço de confraternização.
Para o presidente da FETIESC, Idemar Antonio Martini, o MOVIDA é um evento de extrema importância, especialmente em meio ao crescente número de trabalhadores e trabalhadoras que perdem suas vidas anualmente. Dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho revelam que, de 2016 a 2022, 15,9 mil pessoas perderam suas vidas em acidentes de trabalho no Brasil, considerando apenas aqueles com Carteira de Trabalho assinada. Esse período também testemunhou um aumento de 25,4% no número de óbitos, saltando de 2.265 em 2016 para 2.842 em 2022, último ano com dados consolidados.
#MOVIDA2024 #AbrilVerde #SaúdeDoTrabalhador #SegurançaNoTrabalho #PrevençãoDeAcidentes #ConscientizaçãoSindical #BemEstarNoTrabalho #SaúdeMentalNoTrabalho #AssédioMoral #ConfraternizaçãoSindical #FETIESC #SeminárioMOVIDA