Fetiesc

SOLIDARIEDADE: FETIESC e sindicatos associados unem esforços em meio à catástrofe gaúcha

“Em meio à devastação, a solidariedade se ergue como um farol de esperança, mostrando que, juntos, podemos superar os desafios mais difíceis”, destaca Martini

Clique aqui para seguir o canal do ‘Fetiesc Informa’ no WhatsApp

Na manhã desta terça-feira (07/05), em um gesto de solidariedade e apoio, o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC), Idemar Antonio Martini, estabeleceu contato com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Celulose, Papel, Papelão, Artefatos e Cortiça de Guaíba, João Carlos da Silva Caldas. O diálogo entre os dois líderes sindicais não apenas reflete a união entre entidades, mas também expressa a solidariedade do movimento sindical à comunidade gaúcha que enfrenta a maior catástrofe do Rio Grande do Sul, com 90 vítimas fatais até o momento.

Caldas descreveu a situação de terror vivida nos últimos dias em meio à grande cheia, evidenciando a incapacidade de mensurar os prejuízos causados. Mesmo enfrentando adversidades, o sindicato tem se empenhado para atender às necessidades urgentes e emergentes da população afetada.

À tarde, a FETIESC, reuniu os presidentes de seus sindicatos associados para organizarem uma campanha conjunta e mobilizar apoio para as doações, que podem ser feitas através de PIX na conta da federação que repassará o valor integral ao sindicato de Guaíba. A transparência será garantida, com o sindicato prestando contas sobre o destino dos recursos.

Todas as doações recebidas serão direcionadas na compra de alimentos, produtos de higiene pessoal e demais demandas que os desabrigados precisam. Entre as principais necessidades da população de Guaíba destacam-se materiais de higiene pessoal e de limpeza, os quais também podem ser encaminhados à Defesa Civil de Porto Alegre, responsável pelo transporte pluvial até a cidade isolada às margens do rio.

Em um gesto de apoio adicional, o presidente da FETIESC, Idemar Antonio Martini, reiterou o compromisso da federação em disponibilizar sua estrutura para suprir as demandas emergenciais. A federação já encaminhou doações de roupas de cama. Ele enfatizou a união de todos os sindicatos filiados, destacando a importância de oferecer esperança às milhares de famílias afetadas.

“Neste momento desolador, cada doação faz uma diferença significativa. Além dos pontos de coleta físicos em nossos sindicatos, doações são bem-vindas e podem ser feitas diretamente para instituições confiáveis, que estão trabalhando incansavelmente para direcionar os recursos para onde são mais necessários”, declarou Martini.

O apelo do Senador Paulo Paim – A solidariedade também ecoou nos corredores políticos, quando Martini conversou com o senador gaúcho Paulo Paim (PT-RS). Paim reforçou o clamor por ajuda à população gaúcha em meio ao caos sem precedentes que assola o estado. Em sua solicitação, destacou a urgência na doação de colchões e cobertores, itens essenciais para os desabrigados enfrentarem as adversidades.

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc