A próxima reunião de diretoria já tem data marcada: 12 de dezembro, um dia que será também de celebração dos 73 anos de atuação da FETIESC em prol dos trabalhadores e trabalhadoras do estado de Santa Catarina
Clique aqui para seguir o canal do ‘Fetiesc Informa’ no WhatsApp
Em um encontro marcado por discussões e planejamentos estratégicos, a Diretoria e o Conselho de Representantes da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC) reuniram-se na manhã desta quinta-feira (08/08), na cidade de Itapema. A terceira reunião ordinária do ano foi convocada pela presidência da entidade, com foco na preparação para as negociações coletivas que se aproximam.
Na agenda do encontro, destacou-se a outorga de poderes para as negociações coletivas dos sindicatos de trabalhadores do setor papeleiro, cuja data-base está prevista para outubro e novembro de 2024. O presidente da FETIESC, Idemar Antonio Martini, enfatizou que a pauta unificada de reivindicações foi delineada durante o encontro nacional da categoria dos papeleiros, ocorrido em julho na cidade de Praia Grande, São Paulo. Este encontro resultou em uma pauta unificada e definiu estratégias para uma campanha nacional de mobilização, buscando garantir avanços significativos para os trabalhadores e trabalhadoras frente às táticas empresariais de exploração da mão de obra.
Além das discussões sobre as negociações coletivas, o evento contou com a participação do assessor de formação sindical, professor Sabino Bussanello, que liderou um debate sobre a importância do planejamento eleitoral, levando em conta o cenário político-partidário de Santa Catarina. O assessor jurídico da federação, André Bevilaqua, aproveitou a ocasião para esclarecer dúvidas e fornecer orientações sobre a legislação e a justiça eleitoral.
Bevilaqua destacou a atuação da FETIESC na última eleição, quando a federação auxiliou na formalização de 18 denúncias ao Ministério Público Estadual contra empresários que coagiam funcionários a apoiar candidatos específicos. Apesar de apenas uma empresa ter sido condenada, o advogado reforçou a necessidade de uma participação ativa nas eleições municipais vindouras para garantir a integridade do processo eleitoral e proteger os trabalhadores e as trabalhadoras do voto de cabresto.
Prospectivamente, a FETIESC espera que 12 sindicalistas ligados à federação concorram a cargos eletivos nas eleições municipais de outubro, incluindo prefeitos, vices e vereadores. Para apoiar esses candidatos, a federação ofereceu assessoria jurídica e contábil, visando evitar irregularidades eleitorais e facilitar a denúncia de casos de assédio eleitoral.
A próxima reunião de diretoria já tem data marcada: 12 de dezembro, um dia que será também de celebração dos 73 anos de atuação da FETIESC em prol dos trabalhadores e trabalhadoras do estado de Santa Catarina.
#FETIESC #NegociaçõesColetivas #SetorPapeleiro #ReuniãoOrdinária #Itapema #SantaCatarina #TrabalhadoresUnidos #PautaUnificada #MobilizaçãoNacional #PlanejamentoEleitoral #JustiçaEleitoral #IntegridadeEleitoral #AssédioEleitoral #EleiçõesMunicipais #ParticipaçãoAtiva #AssessoriaJurídica #DireitosTrabalhistas #ExploraçãoMãoDeObra #DenúnciasMPE #CandidatosSindicalistas #DemocraciaTrabalhadora #73AnosFETIESC