Fetiesc

NEGOCIAÇÃO: Patrões ofereceram reajuste salarial limitado ao INPC acumulado de apenas 4,09% para os papeleiros

O índice equivale à inflação do período, sem qualquer aumento real para a classe trabalhadora

Clique aqui para seguir o canal do ‘Fetiesc Informa’ no WhatsApp

A tarde desta quarta-feira (16/10) foi marcada pela primeira rodada de negociação coletiva de trabalho em Itapema, onde a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC), acompanhada por 11 sindicatos associados, e o Sindicato das Indústrias de Celulose e Papel de Santa Catarina (SINPESC) se reuniram para discutir o reajuste salarial dos trabalhadores com data-base em outubro e novembro. As expectativas dos dirigentes dos sindicatos dos trabalhadores, no entanto, foram frustradas pelas propostas apresentadas pelo patronal.

O presidente da FETIESC, Idemar Antonio Martini, com o apoio do advogado André Bevilaqua, liderou as negociações com o SINPESC, que estava representado pelo seu presidente Nereu Bau, pelo advogado Sérgio Juchem e uma representativa participação empresarial do setor. 

Nas discussões, Martini destacou a situação de pleno emprego no estado de Santa Catarina e a importância de um aumento real para a classe trabalhadora, visando uma distribuição mais justa de riqueza e renda. 

Por sua vez, o advogado Bevilaqua expressou preocupação com a ausência de novas cláusulas sociais nas convenções coletivas, especialmente após a Reforma Trabalhista de 2017, que impacta negativamente temas como assédio, saúde, qualidade de vida no trabalho e igualdade salarial entre gêneros.

Os patrões, por sua vez, apresentaram uma proposta de reajuste salarial de 4,09%, equivalente à inflação do período, sem qualquer aumento real, a qual foi imediatamente rejeitada pelos dirigentes sindicais, que permaneceram unidos na defesa dos interesses da classe trabalhadora, tendo em vista que todas as negociações coletivas da base da FETIESC fechadas até o mês de agosto obtiveram aumento real nos salários e nos pisos na faixa de 1%.

A negociação coletiva segue em andamento, com ambas as partes esperando encontrar um denominador comum que atenda às necessidades dos trabalhadores.

#NegociaçãoColetivaItapema #ReajusteSalarialSC #FETIESCemAção #JustiçaTrabalhista #UniãoTrabalhadoraSC

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc

Adicionar comentário