Fetiesc

BALANÇO: FETIESC comemora sucesso em negociações coletivas de 2024

O ano foi marcado por importantes vitórias que refletem na distribuição mais justa das riquezas produzidas pelos trabalhadores 

Clique aqui para seguir o canal do ‘Fetiesc Informa’ no WhatsApp

A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC) encerra o ano de 2024 com um saldo positivo e motivo de celebração para a classe trabalhadora. Após um período de instabilidade política e econômica, a entidade conseguiu garantir avanços significativos em prol dos direitos dos trabalhadores através de suas ações e negociações coletivas.

Ao longo do ano, a FETIESC, por meio de seus dirigentes e assessores jurídicos, esteve à frente de 78 negociações que abrangeram diversas categorias profissionais. Destas, um total de 72 resultaram em Convenções Coletivas de Trabalho (CCT), todas elas assegurando um aumento real para os trabalhadores, o que significa um reajuste salarial que superou o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC). O ganho real nos salários, em média, foi de 0,98%.

Além do reajuste salarial, outro ponto de destaque foi o aumento dos pisos salariais. Em todas as 72 Convenções Coletivas de Trabalho, houve um aumento acima do INPC, com o piso salarial médio encerrando o ano em R$ 1.945,92. Esses resultados são fruto de uma estratégia bem-sucedida de união e organização da classe trabalhadora, que se contrapôs à força do capital e suas tentativas de burlar a legislação trabalhista.

O presidente da FETIESC, Idemar Antonio Martini, enfatiza a importância da organização sindical para a conquista desses avanços. “Esses índices revelam a importância da união e organização dos trabalhadores e trabalhadoras através dos sindicatos. Mesmo diante de um cenário desafiador, nossa resistência e luta pelos direitos e bem-estar da classe trabalhadora se mostraram fundamentais”, afirma Martini.

Martini também ressalta a contribuição do governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para esse cenário favorável. Segundo ele, a política de valorização do salário mínimo, aliada a ações voltadas para o bem-estar social e a justiça tributária, foram determinantes para a reativação da economia e da indústria brasileira, proporcionando um ambiente mais propício para a negociação de aumentos reais.

#FETIESC2024 #AumentoReal #NegociaçõesColetivas #PisosSalariais #LutaTrabalhadora

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc

Adicionar comentário