Audiência pública do Movida acontecerá no dia 28 de abril, na Alesc
Clique aqui para seguir o canal do ‘Fetiesc Informa’ no WhatsApp
Nesta segunda-feira (16/12), o Presidente da Fetiesc Idemar Antonio Martini juntamente com o Assessor Jurídico Jairo Leandro Luiz Rodrigues e o Assessor de Formação Sindical Prof. Sabino Bussanello se reuniram com o Deputado Estadual Neodi Saretta (PT), Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde do Trabalhador da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O encontro teve como objetivo formalizar a realização de uma audiência pública do Movida – Movimento em Defesa da Vida, Saúde e Segurança da Classe Trabalhadora Catarinense, marcada para o próximo dia 28 de abril de 2025, na Alesc.
A Frente Parlamentar, coordenada pelo deputado Saretta é composta por outros seis parlamentares engajados, têm desempenhado um papel estratégico na promoção de estudos e ações que abordem os fatores que afetam a saúde dos trabalhadores. Além de identificar os desafios, a Frente propõe soluções concretas para garantir a qualidade de vida e a segurança no ambiente laboral em Santa Catarina.
Durante a reunião, foi ressaltada a importância da audiência pública como um espaço democrático para debater as condições de saúde e segurança no trabalho, envolvendo sindicatos, centrais sindicais, trabalhadores, especialistas e órgãos públicos. A iniciativa reforça o compromisso conjunto entre a Fetiesc e o legislativo estadual na busca por políticas públicas mais eficazes e inclusivas.
Para 2025, no âmbito político, o grupo defende a inserção de representantes que defendem a classe trabalhadora especialmente diante da necessidade de políticas públicas que atendam às demandas reais da população. Com maior representatividade nos legislativos e executivos, esses líderes têm o potencial de fortalecer lutas históricas, propor soluções eficazes para problemas estruturais e garantir que a voz da classe trabalhadora seja respeitada e priorizada em todas as esferas de poder.
Outro ponto de destaque foi o anúncio feito pelo Deputado Neodi Saretta no último dia 12 de dezembro, sobre a apresentação de uma emenda ao orçamento estadual de 2025, destinando R$ 1 milhão ao fortalecimento do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). Esse investimento é fundamental para ampliar a estrutura e a capacidade de atendimento do CEREST, que desempenha um papel essencial na prevenção de doenças ocupacionais e no suporte à saúde dos trabalhadores.
Além de Neodi Saretta, fazem parte da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde do Trabalhador os deputados Luciane Carminatti (PT), Fabiano da Luz (PT), Padre Pedro Baldissera (PT), Marquito (PSOL) e Rodrigo Minotto (PDT). Essa coordenação reforça o alinhamento de lideranças políticas em prol de um objetivo comum: a preservação da saúde e da segurança da classe trabalhadora catarinense.
“A saúde do trabalhador precisa ser uma prioridade nas políticas públicas, e a parceria entre a FETIESC e a Frente Parlamentar fortalece essa luta. O diálogo com o deputado Neodi Saretta e sua atuação proativa para a realização desta audiência pública são passos fundamentais para avançarmos em soluções concretas para a saúde e segurança da classe trabalhadora catarinense”, destacou Martini, Presidente da Fetiesc.
A Fetiesc reafirma seu compromisso em promover iniciativas que garantam a saúde, segurança e dignidade no trabalho, e convida todos os trabalhadores e trabalhadoras a acompanharem e participarem da audiência pública no dia 28 de abril, um marco na defesa de seus direitos.
Adicionar comentário