Os segurados do INSS devem ficar muito atentos às fraudes, pois elas podem trazer prejuízos irreparáveis. É que, quando uma aposentadoria, pensão ou auxílio-doença, é concedido mediante fraude o benefício se torna precário para toda a vida da pessoa. Isso mesmo, toda a vida, porque o INSS não tem prazo para cancelar o benefício e exigir a devolução dos valores recebidos ilegalmente. E sempre que uma quadrilha é descoberta o INSS rastreia os benefícios intermediados por ela.
As fraudes podem ser descobertas tanto pelas auditorias internas do próprio INSS quanto pelas operações da Polícia Federal, Ministério Público e Receita Federal.
O perigo está em contratar e entregar os documentos nas mãos de alguém desconhecido, que oferecendo facilidades, poderá estar fraudando documentos para antecipar um benefício e receber pagamento por isso.
O escritório Matusalém e Castelan Advogados Associados, especializado em direito previdenciário, que assessora diversas entidades sindicais e associações de aposentados, recomenda aos segurados que procurem advogados conhecidos ou as entidades representativas de trabalhadores e aposentados para tratar de questões relacionadas ao INSS.
Nos endereços abaixo você pode conferir alguns exemplos de fraudes descobertas: