Esta foi uma semana de muito trabalho em Brasília, tentando convencer os senadores do Estado de Santa Catarina para barrar e rejeitar o PLC 30/2015, que trata da terceirização e precarização nas relações de trabalho. Durante a semana a comitiva de Santa Catarina visitou o gabinete dos deputados federais e também dos senadores e efetuou a entrega da carta que solicita a rejeição do projeto de lei da terceirização.
Nesta quinta-feira (14) o Presidente da Fetiesc (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina) Idemar Antonio Martini participa de uma audiência pública sobre “Terceirização e Lei Áurea = Trabalho Escravo”. A audiência será realizada no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, às 9h, promovida pela CDH – Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa que é presidida pelo Senador Paulo Paim (PT-RS).
O dia 13 de maio é marcado pela publicação da Lei Áurea, que foi a ordem de abolição da escravatura em 1888. Hoje em dia ainda temos diversos casos de trabalho escravo como recentemente na empresa de roupas e acessórios Zara. A CDH realiza o debate sobre as relações entre escravidão na atualidade e os sofrimentos de milhares de pessoas que tem suas condições de trabalho precarizadas pela terceirização.
Estarão presentes aproximadamente 700 pessoas representantes do movimento sindical e social de todo país. Também irão participar dos debates o Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias; e representantes das confederações patronais. Para Paim “a analogia entre trabalho escravo e terceirização cresce dia após dia, quando se analisam dados de maior incidência de acidentes, mortes e piores condições de trabalho dos terceirizados com redução de direitos. ’’
O Senado realiza também, na próxima semana, sessão temática para debater o assunto em plenário.
Assista ao vivo a audiência: www.senado.leg.br/noticias/tv/canais.asp clique no Canal 3 CDH – Comissão de Direitos Humanos
Com informações da Assessoria de Imprensa do Deputado Paulo Paim (PT)