Fetiesc

Fetiesc participa de debate político sobre terceirização no Senado Federal

Esta foi uma semana de muito trabalho em Brasília, tentando convencer os senadores do Estado de Santa Catarina para barrar e rejeitar o PLC 30/2015, que trata da terceirização e precarização nas relações de trabalho. Durante a semana a comitiva de Santa Catarina visitou o gabinete dos deputados federais e também dos senadores e efetuou a entrega da carta que solicita a rejeição do projeto de lei da terceirização.

Nesta quinta-feira (14) o Presidente da Fetiesc (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina) Idemar Antonio Martini participa de uma audiência pública sobre “Terceirização e Lei Áurea = Trabalho Escravo”. A audiência será realizada no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, às 9h, promovida pela CDH – Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa que é presidida pelo Senador Paulo Paim (PT-RS).

O dia 13 de maio é marcado pela publicação da Lei Áurea, que foi a ordem de abolição da escravatura em 1888. Hoje em dia ainda temos diversos casos de trabalho escravo como recentemente na empresa de roupas e acessórios Zara. A CDH realiza o debate sobre as relações entre escravidão na atualidade e os sofrimentos de milhares de pessoas que tem suas condições de trabalho precarizadas pela terceirização.

Estarão presentes aproximadamente 700 pessoas representantes do movimento sindical e social de todo país. Também irão participar dos debates o Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias; e representantes das confederações patronais. Para Paim “a analogia entre trabalho escravo e terceirização cresce dia após dia, quando se analisam dados de maior incidência de acidentes, mortes e piores condições de trabalho dos terceirizados com redução de direitos. ’’

O Senado realiza também, na próxima semana, sessão temática para debater o assunto em plenário.

Assista ao vivo a audiência: www.senado.leg.br/noticias/tv/canais.asp clique no Canal 3  CDH – Comissão de Direitos Humanos

Com informações da Assessoria de Imprensa do Deputado Paulo Paim (PT)

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc