Fetiesc

Primeiro evento do Fórum Sindical de São Bento do Sul reuniu mais de 100 pessoas

Na noite desta quarta feira (29), mais de cem pessoas acompanharam na Câmara de Vereadores de São Bento do Sul a Palestra sobre as Novas Regras da Aposentadoria 85/95, Medida Provisória (MP) 664 que trata da pensão por morte e auxílio doença, além de outras questões pertinentes aos assuntos.

O evento foi primeiro promovido pelo Fórum Sindical, que reúne os dez sindicatos da região de São Bento do Sul e Rio Negrinho, ministrada pelo Dr. Matusalém dos Santos, contador e advogado especialista em Direito Previdenciário. Matusalém explicou as novas regras e os critérios para requerer aposentadoria, mostrou através de cálculos os melhores momentos para requisitar o aposento, além das mudanças que a MP 664 os novos pré-requisitos para conquistar os benefícios.

Após a explanação, Aroldo Schroeder, coordenador do Fórum Sindical e presidente do Sindicato do Ceramista de São Bento do Sul, agradeceu a participação do Vereador Peti e do presidente da Câmara Edimar Salomon, abrindo espaço para perguntas, onde o palestrante tirou dúvidas dos participantes e explicou sobre outras questões previdenciárias levantadas, concluindo com um debate.

Matusalém deixou bem claro que, independente da idade ou de qualquer regra de aposentadoria, quem já atingiu o tempo de contribuição pode pedir a aposentadoria a qualquer momento. “Para as mulheres é necessário no mínimo 30 e para homens 35 anos de contribuição com o INSS. Se o trabalhador já cumpriu o tempo de contribuição nada impede à aposentadoria. Contudo, pode entrar no Fator Previdenciário e perder parte dos valores”, disse.

Segundo o palestrante, atendendo os critérios da nova regra, isto é, se a soma do tempo de contribuição mais a idade alcançar 85 pontos para mulheres ou 95 pontos para homens é possível aposentar-se pela média integral, sem descontos do Fator Previdenciário.

Scheredinha falou sobre a importância desse tipo de informação para todos os cidadãos. “É de extrema importância para qualquer cidadão ter conhecimento dessas novas regras, saber como proceder na hora de requerer o benefício e também saber quem procurar caso não consiga o benefício”.

 Público surpreendeu dirigentes sindicais

Este foi o primeiro evento desenvolvido em conjunto entre todos os sindicatos que compõe o Fórum Sindical e foi considerado um enorme sucesso. Devido ao espaço da Câmara de Vereadores, às inscrições foram limitadas. “Havia ainda mais pessoas interessadas em participar, mas infelizmente já estávamos com as vagas preenchidas. Contamos com um público bem diversificado com estudantes, advogados, sindicalistas, vereadores, associados dos sindicatos e muitos aposentados com dúvidas sobre suas aposentadorias, além de pessoas da comunidade que pretendem se aposentar em breve”, finalizou Schroeder.

Eduardo Wielewski – Assessor de Imprensa Jornalista JP 3905-SC

01ok 03ok 04ok

 

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc