Nesta terça-feira, 28 de julho, iniciou na Fetiesc (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina) a primeira etapa do Curso de Formação da Fetiesc em parceria com a Rede Vida Viva que acontecerá nos dias 28 a 30 de julho na sede da entidade em Itapema/SC. O curso conta com a participação de 35 dirigentes sindicais liberados e de base de todo o estado, e com a presença Mário Jorge Maia (Marinho) e Julia Souza do Sinergia (Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis e Região) que trabalham com a Rede Vida Viva em Santa Catarina e que são parceiros de longa data da Fetiesc.
A Rede Vida Viva abrange trabalhadores do setor formal e informal, de diversos setores da indústria. Através da Tie Global* reúne países como Colômbia, Turquia, Moçambique, Alemanha e Brasil em um intercâmbio de experiências do sindicalismo e também da saúde do trabalhador e da realidade de cada país. No Brasil o método vem conseguindo intervir e melhorar alguns ambientes de trabalho, contrapondo-se as condições degradantes vividas por trabalhadores nos processos produtivos a partir da ação efetiva de sindicatos atuantes.
A Coordenadora Nacional da Rede Vida Viva e multiplicadora do método Mara Lira está confiante “nós esperamos que o assunto chame bastante a atenção dos dirigentes sindicais, que eles se conectem com a realidade dos trabalhadores da base deles, e se essa identificação ocorrer, que os sindicatos pensem uma maneira de implantar na sua categoria através das suas direções”.
A tríade Vida, Saúde e Trabalho é proposta pelo programa e metodologia de formação da Rede Vida Viva, em parceria com a Fetiesc. A proposta objetiva discutir o tema da saúde do trabalhador e da trabalhadora no mundo do trabalho, construindo alternativas coletivas para fortalecer a atuação sindical nos locais de trabalho, visando incentivar mais ações preventivas do que reparadoras.
O dirigente sindical Clóvis José da Rocha, Secretário Geral do STI Papel de Lages que participa do curso, parabeniza a Fetiesc “esta entidade está de parabéns por realizar este intercâmbio de informações onde diversas categorias estão reunidas para discutir uma coisa muito importante que é a saúde do trabalhador. Até então nós discutimos a questão salarial e todas as pautas do movimento sindical e não a saúde do trabalhador, e sem o trabalhador o sindicato e a empresa não existem. Temos que atuar na prevenção.”
O Formador da Fetiesc, Sabino Bussanello comenta sobre os objetivos com esta parceria com a Rede Vida Viva “nosso maior objetivo é construirmos juntos através desta parceria, esta ferramenta que possibilita informação, educação e ação sindical. É de extrema importância essa mediação porque ao fato dos trabalhadores liberados e não liberados se apropriarem desta ferramenta auxiliará e muito na mudança principalmente nas questões relativas na saúde, trabalho e a vida dos trabalhadores no chão da fábrica. Essa parceria sela essa unidade, essa unificação sobre esse instrumental e a mudança de postura dos dirigentes no chão de fábrica”.
A segunda etapa do Curso da Rede Vida Viva em parceria com a Fetiesc será realizado nos dias 15 a 17 de setembro de 2015.
* TIE (Transnationals Information Exchange), uma rede de ativistas sindicais engajada na construção e no fortalecimento de um sindicalismo internacional de base. A TIE foi fundada em Amsterdã em 1978, por ativistas sindicais de diversos países. Atualmente, possui escritórios no Brasil, Chile, Estados Unidos, Holanda, Alemanha, Sri Lanka e Rússia.
Veja mais fotos no Facebook da Fetiesc: http://migre.me/qXaQZ