Fetiesc

Inicia a última etapa do Curso de Formação de Dirigentes de Base

Na manhã desta terça-feira inicia a terceira e última etapa do Curso de Dirigentes Sindicais de Base da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) que tem como tema “Economia, Política e Realidade Brasileira”.

A programação inclui um trabalho de campo na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), com um debate realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) sobre a dívida pública brasileira e uma sessão solene aos 60 anos do Dieese com menção honrosa à Fetiesc pelo trabalho desenvolvido. Além disso, no segundo dia de formação os dirigentes estudam as dimensões estruturais e conjunturais da crise brasileira. O Presidente da Fetiesc, Idemar Antonio Martini reforça a importância da formação para os dirigentes “é fundamental que os dirigentes tenham conhecimento para passar para a base. Não há outra forma de mudar a realidade se não com a formação e o conhecimento. Para nós a parte mais importante é a formação, se pararmos de formar dirigentes sindicais a Fetiesc não terá mais razões para existir”.

O Formador da Fetiesc, Sabino Bussanello comenta sobre a última etapa do curso “Esta etapa complementa as outras anteriores. Continuamos debatendo qual o papel que os dirigentes sindicais podem e devem desenvolver na sua base. Estamos reforçando com alguns temas como a economia política e a realidade brasileira onde trazemos instrumentais para que os dirigentes possam analisar a conjuntura nacional e buscar componentes para posicioná-los nos debates no chão da fábrica. Finalizamos a terceira etapa apontando os verdadeiros ou reais desafios aos dirigentes e ao movimento sindical neste momento de supostamente crise e do refluxo na economia.”

As expectativas para a terceira e última etapa do curso são grandes, a Salete Bueno do Sindicato do Vestuário de Lages elogia o curso de formação “ eu espero finalizar as atividades que começamos que foram muito criativas, espero também poder retribuir tudo o que foi feito por nós neste curso pois o que aprendemos aqui não é para ficar guardado e sim para passar para os trabalhadores da base.” A Sandra Passero do Sindicato do Vestuário de Jaraguá do Sul já tem um novo pensamento depois das duas primeiras etapas “tenho muitas expectativas desde a primeira etapa, pois com o Sabino de formador já sabíamos que teria muito aprendizado. Foi muito bom trabalhar a consciência do que é ser um dirigente sindical no chão de fábrica, como se comportar, como agir e ter argumentos para conversar com os trabalhadores. Antes eu tinha um pensamento, e depois do curso, um novo pensamento do que é ser um dirigente sindical de base.”

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc