Fetiesc

Curso de formação sindical debate polêmicas sobre turnos de trabalho

Encerrou hoje (04) ao meio dia, o curso de formação sindical sobre turnos de trabalho e negociação coletiva do trabalho. A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc) trouxe o debate sobre turnos de trabalho para os cursos de formação por ser um tema que gera muitas dúvidas dos sindicalistas e trabalhadores.

Esta é a primeira vez que a entidade realiza um curso com este tema e que os sindicatos filiados trocam experiências da realidade de cada setor no estado de Santa Catarina. Alguns dos participantes trabalham no sindicato, como é o caso da Rafaeli Cardoso do STI Papel Três Barras, ela comenta sobre a importância do curso para o desenvolvimento das suas tarefas diárias “Como não estou no chão de fábrica e não tenho contato direto com os turnos de trabalho e negociação coletiva do trabalho, foi um curso excelente. Os trabalhadores vão até o sindicato com muitas dúvidas referentes a estes assuntos, e agora nós sabemos responder aos questionamentos”.

O Presidente do STI Papel de Campos Novos, Jocil Pedro Pereira, elogia o curso e lembra que ainda existem muitos desafios para o movimento sindical “os turnos de revezamento são um grande desafio para o dirigente sindical, é um assunto pouco debatido e que merece atenção. Parabenizo a Fetiesc pela iniciativa de debater este assunto em um curso. Aprendemos muito nestes três dias e levamos para nossa categoria estas informações novas para que possamos a cada dia melhorar as condições de trabalho da nossa base. Esperamos que o curso tenha continuidade”.

Os turnos de trabalho podem prejudicar a saúde do trabalhador por trocar seu horário biológico, por isso, estudiosos indicam que o ideal seria aumentar os dias de folga de quem trabalha no turno da noite para que seja possível recuperar o corpo das noites trabalhadas. O Presidente da Federação Interestadual dos Mineiros do RS, SC e PR, Genoir José dos Santos, participou do curso juntamente com seus sindicatos filiados. Genoir comenta que “ o rodízio e revezamento são muito complexos, esta é uma pauta muito interessante tirada pela direção da Fetiesc, todos os sindicalistas aqui presentes saíram satisfeitos com a contribuição do Professor Frederico do Dieese, e com subsídios para fazer um debate junto à base”.

O grupo apresentará à Diretoria da Fetiesc, uma proposta para criar um comitê de negociação coletiva de trabalho. O intuito é que este comitê participe de diversos cursos de formação, para que futuramente possam contribuir com as negociações salariais dos sindicatos que negociam coletivamente. O Presidente da Fetiesc, Idemar Antonio Martini, reforça a importância da união dos sindicatos “temos que ter unicidade, reunir todas as novas forças em prol do trabalhador. Se negociarmos em grupo, garanto que o resultado das negociações será a cada ano mais positivo”.

Veja mais fotos no facebook da Fetiesc -> Fetiesc

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc