No dia 18 de outubro, com início às 13h30min, foi realizada na sede do Tribunal Regional do Trabalho – TRT12ª Região, em Florianópolis, audiência conciliatória convocada e presidida pela Exma. Sra. Desembargadora Dra. Vivine Colucci – Relatora do Dissídio Coletivo nº 0000724-24.2015.5.12.0000, com a presença da Dra. Teresa Cristina Dunka Rodrigues do Santos – Procuradora Regional do Trabalho.
Referido Dissídio Coletivo envolve a Fetiesc (representando os trabalhadores inorganizados em sindicato de 1º grau) e a Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina). Na oportunidade a Justiça do Trabalho conclamou as partes no sentido de conciliar e sob este aspecto conciliatório as Senhora Desembargadora e a Procuradora apresentaram proposta no sentido da manutenção das cláusulas sociais, bem como pela aplicação do índice de 9,81% desde agosto de 2015 e partir de agosto de 2016, índice de 9,56%, sobre o valor reajustado e que pagamentos de eventuais diferenças sejam pagas na folha de novembro de 2016.
As partes se comprometeram a estudar a desvinculação do piso salarial da categoria em relação ao piso estadual de salários, além de alterações em relação a algumas cláusulas sociais, propostas pela Fetiesc. Diante das oportunas ponderações da Desembargadora e da Procuradora que mediaram a audiência e da possibilidade de convergência manifestada pelas partes, nova audiência foi designada para o dia 03 de novembro de 2016, às 11h, novamente na sede do Tribunal, em Florianópolis.
Presentes na representação da Fetiesc o Senhor Idemar Antonio Martini (Presidente) e os advogados Drs. André Bevilaqua e Jairo Leandro Luiz Rodrigues.
Por Jairo Leandro Luiz Rodrigues e André Bevilaqua