Fetiesc

Juventude em transformação é tema do 9º Encontro da Juventude Trabalhadora

Acontece no próximo final de semana, dias 05 e 06 de novembro o 9º Encontro Estadual da Juventude Trabalhadora da Fetiesc e CNTI no Centro de Formação Sindical da Fetiesc, em Itapema. O encontro é realizado pela Fetiesc em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI).

O encontro é realizado anualmente há 9 anos, e nesta edição está repaginado, ao invés de um dia como costumeiramente, os jovens participam de um final de semana inteiro de formação. O Presidente da Fetiesc comenta que é importante aproveitar a participação massiva de jovens dos diversos estados “queremos unir a formação com momentos de distração do grupo. Vamos aproveitar que vários jovens trabalhadores estão reunidos com vontade de aprender e fazer um final de semana cheio de informação e entretenimento para eles” e completa “queremos estimular a reflexão sobre diversos assuntos e incentivar que eles questionem quando sentirem necessidade”.

A formação ficará a cargo da sindicalista Mara Lira, que também é responsável pelo projeto da Rede Vida Viva. Mara ministrou a Oficina da Juventude da Fetiesc, onde os jovens depois de muita troca de informações, deliberaram os temas que gostariam de trabalhar no grande encontro. A programação é dinâmica e reúne vídeos, trabalhos em grupo, apresentações e debates. Para a Secretária da Juventude da Fetiesc, Stephania Frainer Furlani o encontro promete uma renovação para a juventude trabalhadora “esperamos que os jovens saiam do encontro com uma reflexão um pouco mais crítica do cenário político atual, em relação ao Brasil e o mundo. Os jovens vão identificar também de quais espaços da sociedade eles participam, inclusive, das ações realizadas pelos sindicatos e das diretorias.” E completa “queremos mostrar como os jovens são pensantes e atuantes também, como por exemplo, as ocupações das escolas referentes à reforma do ensino médio, eles querem dar a opinião deles, não foram ouvidos em momento algum” finaliza.

Confira a programação

5 de novembro (sábado)

11h – Credenciamento e entrega dos livros

14h00 – Abertura Oficial – Martini e Sônia da CNTI

– Stephania e Jorge (Secretaria da Juventude)

– Convidados à mesa

14h30 – Apresentação e Integração do grupo:

– Dinâmica das Semelhanças e diferenças:

– Preparação paródias

15h00 – Conflitos de Gerações: Qual é a sua tribo?

15h45 – Coffee break

16h – Análise de Conjuntura: Mundo e Brasil – teia semântica: Trabalho em grupo

– Debate em plenário

17h- Problemas a serem enfrentados no Brasil

18h – TOP 10 – Quem exerce poder no mundo e no Brasil (Trabalho em grupo)

18h30 – Apresentação dos grupos

19h15 – Jantar

20h – Integração

21h – Prova de criatividade musical durante a integração

22h – Encerramento das atividades

6 de novembro (domingo)

7h00 às 8h30 – Café da manhã

9h –  Debate: Reflexões do dia anterior: relação entre problemas e poder

9h30 – Plenário: Politica, um caso sério

10h –  Bandeiras da juventude

11h – Em movimento:

– Apresentação das paródias do grupo

12h – Coquetel com música e confraternização final

16h – Encerramento do encontro

 

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc