Nos dias 21 e 22 de novembro, mais de 30 mulheres trabalhadoras de Santa Catarina se reuniram para participar da Oficina para Mulheres intitulada “Construindo uma nova história”. O curso foi realizado pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc) com apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI).
A programação da oficina proporcionou a participação e a troca de experiências das participantes, muitas das trabalhadoras relataram o assédio sofrido nos locais de trabalho, falaram sobre os obstáculos encontrados dentro e fora das empresas que impedem a participação ativa nas atividades do movimento sindical. Algumas delas ainda descrevem o machismo sofrido no dia a dia, e de onde tiram forças para enfrentar as adversidades.
Na tarde da segunda-feira (22), a Associação Catarinas representada pela jornalista Ana Cláudia Araújo e pela consultora de projetos em feminismo, gênero e sexualidade Kelly Vieira Meira, ministraram a oficina “As conquistas das Mulheres”. Elas levantaram questões ainda pouco discutidas e que são tratadas como tabu, como o aborto, a homossexualidade e o direito da mulher ser quem ela quiser, e como ela quiser sem que precise seguir os padrões estipulados pela sociedade patriarcal.
Na avaliação final as trabalhadoras comentaram que aprenderam muito nestes dois dias e que vão repassar este conhecimento novo para a base, como afirma a trabalhadora do STI Plásticos de Biguaçu Leila Oliveira da Silva “essa oficina oferecida pela Fetiesc foi uma forma de mostrarmos o poder que uma mulher” e completa “foi construtivo, informativo e nós saímos com outros pensamentos, sabendo nossos direitos e deveres”.
O grupo de mulheres elencou os principais temas que serão abordados no 18º Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora da Fetiesc e CNTI, agendado para os dias 18 e 19 de março de 2017.
Confira mais fotos na fanpange da Fetiesc: Clique aqui