Na sexta-feira (12.05) a Fetiesc realizou a reunião de Diretoria e Conselho de Representantes na sede da entidade em Itapema. Inicialmente os sindicalistas expuseram seus sentimentos sobre o momento atual do Brasil e as ações do congresso nacional que estão retirando direitos da classe trabalhadora. Falaram também sobre a Greve Geral realizada no dia 28 de abril em todo o país e como a população apoiou os atos.
O Advogado especialista em Previdência Dr. Matusalém dos Santos falou sobre as novas alterações no projeto da Reforma da Previdência e comenta que tanto o projeto quanto as alterações foram feitas para destruir o sistema previdenciário e trabalhista no Brasil. Segundo Matusalém o trabalhador ainda não tem noção do impacto destas reformas em sua vida e não se atentou para lutar contra estes retrocessos.
Além das pautas internas da reunião, a Comissão Sindical de Organização de Lutas composta por representantes do Departamento Têxtil e Químico apresentou propostas de ações contra os deputados que votaram a favor das reformas. O Conselho de Representantes outorgou podes à Fetiesc para que negocie e realize assembleias em datas definidas e aprovadas por eles.
Ocupe Brasília
As Centrais Sindicais convocam para o Ocupa Brasília que acontece no dia 24 de Maio. A previsão é de que o ato tenha a participação de mais de 200 mil pessoas. A Fetiesc estará presente com cinco ônibus de trabalhadores que sairão de Santa Catarina no dia 22 de maio e retornam no dia 25. As ações do #OcupeBrasília começaram no dia 8 de maio, confira o calendário de luta:
CALENDÁRIO
08 a 12 de maio
– Comitiva permanente de dirigentes sindicais no Congresso Nacional para dialogar com os deputados e senadores sobre os efeitos negativos dessas reformas e também atividades em suas bases eleitorais para que votem contra a retirada de direitos;
– Atividades nas bases sindicais, com panfletagens, assembleias e outras atividades. A CSP-Conlutas desde já vai para as bases defender a continuidade dessa luta por meio de uma Greve Geral de 48 horas.
– Atividades nos aeroportos e nas bases eleitorais dos deputados e senadores para denunciar os que estão votando a favor de acabar com os direitos dos trabalhadores, e continuar esclarecendo a população sobre as reformas do governo Temer.
15 a 19 de maio
– Dia 17: Vigília, no Anexo 2 da Câmara dos Deputados, às 10h. Representantes da classe trabalhadora estarão por todo o dia no Congresso Nacional para pressionar os parlamentares contra a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 287, que acaba com a Previdência Social pública.
– Nesta semana haverá categorias de trabalhadores do campo e da cidade, movimentos sociais e estudantil realizando atividades permanentes na capital federal.
Dia 24 de maio
– O #OcupeBrasília terá caravanas de todo país para realizar uma grande manifestação em Brasília contra a retirada de direitos trabalhistas e previdenciários.