Fetiesc

Fetiesc visita sindicatos de Criciúma e Braço do Norte

Dando continuidade ao roteiro de visitas, na tarde de ontem (15 de março de 2018), o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Plásticas Descartáveis e Flexíveis, Químicas e Farmacêuticas de Criciúma e Região e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Plásticos de Braço do Norte receberam a visita do Presidente da Fetiesc Idemar Antonio Martini e do Assessor de Formação Prof. Sabino Bussanello. A reunião foi realizada na sede do STI Químicos de Criciúma no Auditório Milton Mendes de Oliveira e teve a participação de aproximadamente 15 dirigentes sindicais.

O Assessor de Formação da Fetiesc, Prof. Sabino Bussanello realizou uma apresentação sobre “Impactos do capitalismo selvagem no mundo do trabalho e no movimento sindical”. A apresentação didática gerou um debate importante que culminou em encaminhamentos para serem apresentados no final das visitas em uma reunião geral com todos os sindicatos filiados e base ampliada.

Para o Presidente da Fetiesc, Idemar Antonio Martini a participação dos dirigentes liberados e da base enriquece as reuniões “temos muito que aprender com os dirigentes e trabalhadores. Eles vivem o dia a dia da profissão e estão sofrendo na pele o desmonte dos seus direitos. Queremos trocar informações e saber quais as sugestões para que o movimento sindical se reinvente em prol da classe trabalhadora”.

Martini e Sabino debateram com os dirigentes do sindicato qual deveria ser a estratégia da Fetiesc quanto à orientação política sindical a ser adotada e o mecanismo de sobrevivência e sustentação financeira dos sindicatos. Como encaminhamentos práticos os dirigentes sugeriram que após a rodada de visitas a base da Fetiesc fosse realizado um seminário com todas as diretorias sindicais (dirigentes licenciados e de base) para trocar experiências de como enfrentar os desafios colocados pela conjuntura atual e os impactos da reforma trabalhista no seio do movimento sindical e da classe trabalhadora.

Fotos: Gilvan França

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc