Fetiesc

ANIVERSÁRIO: SINTITÊXTIL completa 63 anos de atividades na defesa da classe trabalhadora

Atualmente o sindicato possui aproximadamente 2.500 trabalhadores na base e é presidido por Djonathan Hubner.

Foi em 18 de maio de 1960 que foi fundada a Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de São Bento do Sul. Naquela ocasião a entidade passou a representar todos os trabalhadores das indústrias de fiação e tecelagem da cidade de São Bento do Sul. Em 14 de janeiro de 1962, realizou-se a assembleia para alteração de Associação Profissional para Sindicato dos Trabalhadores, ficando assim denominado, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem de São Bento do Sul. Esta alteração foi reconhecida na Junta Trabalhista, como entidade sindical, em 14 de fevereiro de 1963.

Em setembro de 2001, foi realizada a Assembleia Extraordinária para alteração estatutária e ampliação da representação da entidade e base territorial, passando o sindicato a representar os trabalhadores nas indústrias de Fiação, Tecelagem, Vestuário, Malharia, Artefatos de Couro, Calçados, Acabamento de Confecção, Tinturaria e Estamparia de Tecidos de São Bento do Sul (SINTITÊXTIL), com abrangência intermunicipal e base territorial nos municípios de Campo Alegre, Mafra, Rio Negrinho e São Bento do Sul.

Atualmente o sindicato possui aproximadamente 2.500 trabalhadores na base, sendo que destes em torno de 1.100 se mantém associados à entidade que é presidida por Djonathan Hubner.

Na data em que a entidade comemora os seus 63 anos de existência, Hubner recorda que “O sindicato sempre buscou defender os interesses dos trabalhadores, através das negociações coletivas com o papel de defender os direitos trabalhistas contra qualquer abuso ao trabalhador e buscando melhores condições de trabalho e salário”.

Já ao apontar as suas perspectivas para o futuro do sindicato, Hubner diz esperar e acreditar que o sindicato sempre será uma entidade que representa o trabalhador. Conforme ele, “O fato de estarmos vivendo em constantes mudanças tecnológicas não significa que isto irá mudar a exploração ao trabalhador. Não podemos deixar que o que foi conquistado ao longo desses anos seja perdido de um dia para outro”.

O SINTITÊXTIL é associado à Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (FETIESC).

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc