Fetiesc

EVENTO: 15ª edição do Fórum Sindical Sul acontece em Campo Grande

Durante três dias, dirigentes e trabalhadores ligados aos departamentos têxtil-vestuarista estarão reunidos na ‘Capital Morena’

Vem aí a 15ª edição do Fórum Sindical Sul, promovido por federações e sindicatos dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Durante três dias – entre 25 e 27 de outubro de 2023 – lideranças sindicais no auditório do Hotel Campo Grande,  em Campo Grande (MS)., com o tema ‘Desafios e perspectivas do sindicalismo brasileiro no século XXI’. O evento é voltado para dirigentes e trabalhadores ligados aos departamentos têxtil-vestuarista. 

Como membro da comissão organizadora do evento, o Presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC), Idemar Antonio Martini, antecipa que centenas de dirigentes sindicais e trabalhadores dos  quatro Estados estão sendo esperados nesta edição que colocará em debate temas atuais relacionados ao movimento sindical, além da unificação da pauta de negociação das categorias de trabalhadores para 2024.

A cerimônia de abertura está agendada para a noite de 25 de outubro. Já na manhã de 26/10 acontecerá a palestra do Desembargador do TRT-4, Dr. Marcelo Feltrin D’Ambroso, com o tema ‘Trabalho, plataformas e assédio moral digital’. À tarde será a vez de os participantes ouvirem a palestra do senador Paulo Paim (PT-RS), que discorrerá sobre o Estatuto do Trabalho. 

Na sexta-feira, dia 27 de outubro, o evento inicia com a palestra da professora Vanessa da Rosa, com o tema ‘Inserção das mulheres no sindicalismo, nas relações de gênero e nos espaços de poder político’; e encerra com a presença do sindicalista Ernesto Quiqui Trigo, presidente do Sindicato das Manufaturas de Couro e Secretário Adjunto da Federação dos Trabalhadores da Argentina da Indústria do Couro e Afins, o qual fará uma ‘Análise da conjuntura política e econômica da Argentina e a integração latino-americana do setor do vestuário, couro e calçados’. 

“Estamos com a expectativa de que esse seja um dos maiores fóruns já promovidos, não apenas pelo prestígio dos nomes convidados, mas também porque  o movimento sindical brasileiro perspectiva voltar a ocupar o seu merecido lugar em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras”, adianta Idemar Martini.

#FórumSindicalSul #SindicalismoBrasileiro #UnificaçãoDasPautas #TrabalhadoresUnidos

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc