Fetiesc

INTERNACIONAL: Inicia em Itapema o 1º intercâmbio profissional entre Brasil e Argentina 

No primeiro dia os intercambistas conheceram um pouco sobre a história do sindicalismo brasileiro e suas mudanças ao longo da história

Clique aqui para seguir o canal do ‘Fetiesc Informa’ no WhatsApp

Ainda consternado com a morte trágica do presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel, Papelão e Cortiça de Otacílio Costa (SINPOC), Edilberto dos Santos Carvalho, ocorrida neste domingo na praia de Itapema, o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC), Idemar Antonio Martini, fez a abertura, na manhã desta segunda-feira (04/03), do primeiro intercâmbio profissional entre sindicalistas do Brasil e da Argentina. Tão logo soube da trágica morte, Martini declarou luto de três dias na federação em memória ao grande líder e defensor da causa trabalhadora que foi vítima de afogamento no bairro Meia Praia. 

Segundo ele, este evento representa um marco na internacionalização do movimento sindical, oferecendo não só a oportunidade de trocar experiências e conhecimentos, mas também de fortalecer o movimento trabalhista para além das fronteiras nacionais.

Durante toda a semana, cinco dirigentes sindicais da Federación Argentina de Trabajadores de la Industria del Cuero y Afines (FATICA) estarão na FETIESC, aprendendo sobre a estrutura sindical e a legislação trabalhista brasileira, além de análises das conjunturas políticas e econômicas dos dois países. Os participantes também terão a chance de visitar fábricas têxteis em Timbó e Blumenau, proporcionando uma imersão na realidade sindical brasileira.

O ponto alto do intercâmbio será a participação dos argentinos na 22ª edição do Encontro Estadual das Mulheres Trabalhadoras, promovido pela Secretaria da Mulher da FETIESC, na manhã do próximo sábado, dia 09 de março.

Conforme Martini, o intercâmbio entre trabalhadores e trabalhadoras dos dois países tem como objetivo promover estudos e troca de experiências entre lideranças sindicais, para socializar informações e procedimentos sobre negociação coletiva de trabalho e legislação trabalhista. Além disso, busca-se conhecer diferentes realidades de trabalho, produção e organização da classe trabalhadora, assim como estreitar laços de parceria, solidariedade e ajuda mútua entre as organizações sindicais.

Ao longo do primeiro dia do intercâmbio, os dirigentes sindicais participaram de uma aula com o professor Sabino Bussanello, assessor de formação sindical da FETIESC, abordando temas como a origem do sindicalismo, a estrutura sindical brasileira, contradições de políticas governamentais e o enfraquecimento do sistema sindical.

Participam do intercâmbio os dirigentes sindicais argentinos: Gabriela Latorre, Daniel Sanchez, Mario Alegre, Veronica Nochetti e Noelia Herba.

DESPEDIDA – No final da tarde, o presidente da FETIESC, Idemar Antonio Martini, acompanhado pelo Secretário-Geral da federação, Ednaldo Pedro Antonio, participou das cerimônias fúnebres do presidente do SINPOC, Edilberto dos Santos Carvalho, que ocorreu às 17 horas no cemitério municipal de Otacílio Costa (SC).

#LutoSindical #SolidariedadeInternacional #LegadoSindicalista #IntercâmbioSindical #UniãoTrabalhista #CausaTrabalhadora #SINPOC #FETIESC #TrabalhoJusto #FronteirasInvisíveis #FATICA #MulheresTrabalhadoras #EncontroEstadual #HomenagemSindical #CerimôniaFúnebre #LutoEdilbertoCarvalho #SindicalismoFortalecido #ParceriaInternacional #TrocaDeExperiências #FETIESCArgentina #MovimentoSindical

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc