Fetiesc

INTERNACIONAL: 1º intercâmbio profissional segue com estudos sobre direitos individuais e coletivos da classe trabalhadora brasileira

No segundo dia os intercambistas argentinos participaram de aulas expositivas sobre a legislação trabalhista brasileira

Clique aqui para seguir o canal do ‘Fetiesc Informa’ no WhatsApp

Os cinco líderes sindicais da Federación Argentina de Trabajadores de la Industria del Cuero y Afines (FATICA) iniciaram, nesta terça-feira (05/03), mais um dia do 1º intercâmbio profissional entre Brasil e Argentina, focando em uma imersão nos detalhes da legislação trabalhista brasileira. O dia foi marcado por intensos estudos na sede da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC), em Itapema.

A iniciativa reforça a importância da colaboração internacional na busca por melhores condições de trabalho e fortalecimento dos laços sindicais entre Brasil e Argentina.

Pela manhã, Jairo Leandro Rodrigues, assessor jurídico da FETIESC, compartilhou conhecimentos sobre as garantias da Constituição Federal, da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), da Justiça do Trabalho e outras nuances específicas do Brasil relacionadas aos direitos da classe trabalhadora e à estrutura do movimento sindical.

“A experiência foi enriquecedora e fundamental para compreendermos as peculiaridades da legislação brasileira e fortalecer a nossa atuação em prol dos trabalhadores e das trabalhadoras”, avaliou Jairo, evidenciando a relevância do intercâmbio na formação profissional dos participantes.

Na parte da tarde, o advogado André Bevilaqua, também assessor jurídico da FETIESC, conduziu os estudos, trazendo para discussão os processos de negociações e acordos coletivos de trabalho. Para ele, essa troca de conhecimento é essencial para promover práticas mais eficazes no ambiente sindical.

“É uma oportunidade única de compartilharmos experiências e aprendermos com as boas práticas de ambos os países. Acredito que essa interação só fortalece a defesa dos direitos da classe trabalhadora”,  afirmou Bevilaqua.

Nos próximos dois dias, quarta e quinta-feira, os participantes do intercâmbio realizarão visitas técnicas em fábricas têxteis de Timbó e Blumenau, respectivamente. A sexta-feira reserva um dia livre para os intercambistas, enquanto no sábado, eles encerrarão o programa participando da 22ª edição do Encontro Estadual das Mulheres Trabalhadoras, promovido pela Secretaria da Mulher da FETIESC.

Os representantes sindicais argentinos envolvidos no intercâmbio são Gabriela Latorre, Daniel Sanchez, Mario Alegre, Veronica Nochetti e Noelia Herba. 

#SolidariedadeInternacional #IntercâmbioSindical #UniãoTrabalhista #CausaTrabalhadora #FETIESC #TrabalhoJusto #FronteirasInvisíveis #FATICA #MulheresTrabalhadoras #EncontroEstadual #SindicalismoFortalecido #ParceriaInternacional #TrocaDeExperiências #FETIESCArgentina #MovimentoSindical

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc

Adicionar comentário