Fetiesc

INTERNACIONAL: Intercambistas fazem visita técnica em fábricas do Médio Vale do Itajaí

Amanhã a programação do intercâmbio segue com mais visita em fábricas têxteis de Blumenau

Clique aqui para seguir o canal do ‘Fetiesc Informa’ no WhatsApp

O terceiro dia do primeiro intercâmbio profissional entre trabalhadores e dirigentes sindicais do Brasil e da Argentina, representando os setores têxtil, couro, calçados e afins, foi marcado por uma visita técnica às empresas Têxtil Hedrons e Médio Vale Indústria do Vestuário, em Benedito Novo e à empresa Carisma Indústria e Comércio de Malhas, em Rio dos Cedros. 

A delegação, composta por sindicalistas argentinos, foi conduzida pelo presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC), Idemar Antonio Martini; pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação, Tecelagem, Vestuário, Malharia, Artefatos de Couro, Calçados, Acabamento de Confecções, Tinturaria e Estamparia de Tecidos de Timbó (SINTEVE), Elfi Lemke; e pelo assessor jurídico da federação, André Bevilaqua.

Ao adentrar nas fábricas, os intercambistas tiveram a oportunidade de conhecer de perto os processos de produção das empresas. Informações detalhadas sobre os investimentos voltados à saúde e proteção dos trabalhadores foram compartilhadas, proporcionando uma compreensão mais profunda da realidade produtiva e da integração regional.

Para Idemar Antonio Martini, este evento representa um marco significativo na internacionalização e integração regional do movimento sindical. Ele enfatiza que além da troca de experiências e conhecimentos entre os trabalhadores e trabalhadoras, o intercâmbio fortalece o movimento trabalhista para além das fronteiras nacionais.

“Acreditamos que eventos como esse são essenciais para a construção de pontes entre as nações, promovendo não apenas a solidariedade entre os trabalhadores, mas também a compreensão mútua das condições laborais e sindicais”, destacou Martini.

À tarde eles também assistiram a reunião preparatória dos trabalhadores dos têxteis unificados onde foram elencadas as principais reivindicações dos trabalhadores e das trabalhadoras da categoria das indústrias têxteis da região. Entre as demandas apresentadas, destaca-se a busca por condições de trabalho mais justas, melhorias salariais e aprimoramentos nos benefícios oferecidos aos trabalhadores e às trabalhadoras.

A programação do intercâmbio continua amanhã (07/03) com mais visitas a fábricas têxteis em Blumenau. Na sexta-feira, os participantes terão um dia livre para explorar o turismo cultural na região. O intercâmbio encerra no sábado após o 22º Encontro Estadual das Mulheres Trabalhadoras, organizado pela FETIESC, consolidando ainda mais os laços estabelecidos ao longo desta experiência.

#IntercâmbioProfissional #BrasilArgentina #SetorTêxtil #Timbó #FETIESC #SINTEVE #TêxtilHedrons #IntegraçãoRegional #Trabalhadores #Sindicais #SaúdeNoTrabalho #SolidariedadeInternacional #CondiçõesLaborais #IntercâmbioCultural #Blumenau #MulheresTrabalhadoras #FETIESC22 #FortalecimentoSindical #PontesEntreNações #ExperiênciaEnriquecedora

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc

Adicionar comentário