Fetiesc

FORMAÇÃO: FETIESC promove curso para dirigentes sindicais

Durante dois dias, os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre o surgimento e a história do sindicalismo mundial, com foco especial no Brasil

Clique aqui para seguir o canal do ‘Fetiesc Informa’ no WhatsApp

Nos dias 16 e 17 de maio, a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC) realizou um curso de formação para dirigentes sindicais, em parceria com três sindicatos associados. O evento foi ministrado em Itapema pelo assessor de formação sindical da federação, professor Sabino Bussanello.

O curso contou com a participação de dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão, Cortiça, Artefatos de Papel, Material Plástico, Químicos e Áreas de Reflorestamento de Três Barras e Região (SITIPELCO); do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Cerâmica, da Louça de Pó de Pedra, da Porcelana e da Louça de Barro de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre (SITICER); e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão, Cortiça, Distribuidoras de Papel de Higiene e Limpeza, Indústrias Químicas, Material Plástico e Artefatos de Borracha de Rio Negrinho e Região (SINTIPAR).

Durante dois dias, os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre o surgimento e a história do sindicalismo mundial, com foco especial no Brasil, além dos desdobramentos históricos que levaram ao enfraquecimento das entidades sindicais após a reforma trabalhista neoliberal e fascista imposta pelo presidente Michel Temer e seus asseclas.

Na tarde de quinta-feira, a abertura do curso contou com a presença dos diretores da FETIESC: Ednaldo Pedro Antonio, secretário; e Landivo Fischer, tesoureiro. Eles destacaram a importância da retomada das atividades de formação sindical, ressaltando a necessidade de uma ampla participação dos dirigentes sindicais para fortalecer o movimento em defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Os presidentes dos sindicatos parceiros, Hamilton de Lima (SITIPELCO), Luiz Estadeu Bibow (SITICER) e Cintia Tandler Ronska (SINTIPAR), também participaram da formação. Eles enfatizaram a relevância do apoio da FETIESC na capacitação das bases sindicais, considerando essencial para a continuidade e aprimoramento da luta sindical.

No encerramento do curso o presidente da FETIESC, Idemar Antonio Martini, avaliou como positiva a retomada do processo de formação dos dirigentes sindicais para que se possa avançar na luta pela manutenção e reconquista dos direitos trabalhistas. Já para o professor Sabino Bussanello, “Este momento de formação reforçou o compromisso da FETIESC em oferecer suporte contínuo aos sindicatos associados, promovendo a educação e o fortalecimento das lideranças sindicais em prol de uma atuação cada vez mais eficaz na defesa dos direitos trabalhistas”.

#FETIESC   #FormaçãoSindical   #Sindicalismo   #CursoDeFormação   #DirigentesSindicais   #SITIPELCO   #SITICER   #SINTIPAR   #TrabalhadoresUnidos   #LutaSindical  #DireitosTrabalhistas   #EducaçãoSindical   #Capacitação   #HistóriaDoSindicalismo   #FortalecimentoSindical

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc

Adicionar comentário