Encerrando as visitas pré-agendadas com os sindicatos filiados, o Presidente da Fetiesc Idemar Antonio Martini encerrou o ciclo de reuniões com as entidades que integram a base da Federação, planejadas para serem levadas a efeito no decorrer deste mês de julho.
No dia de ontem (22.07.2013) houve reuniões de trabalho com os integrantes das diretorias dos Sindicatos Têxteis e Vestuaristas de Timbó e Indaial e dos Papeleiros de Timbó.
As diretorias destes sindicatos reuniram-se com o Presidente da Fetiesc com o intuito de discutir assuntos que dizem respeito ao dia a dia dos sindicatos e dos trabalhadores destas categorias, buscando estreitar ainda mais as relações institucionais e as lutas e serem desenvolvidas coletivamente.
A formação dos novos dirigentes é uma necessidade e prioridade, assim como a Negociação Coletiva de Trabalho, saúde e segurança dos trabalhadores. A respeito das campanhas salariais e melhores condições de trabalho para a classe trabalhadora, os dirigentes dos sindicatos foram unânimes em reconhecer que negociações unificadas podem trazer melhores resultados e que cada vez mais sindicatos devem se agregar e unificar as lutas.
O alto número de acidentes e doenças do trabalho também foi pauta de discussão das reuniões e é uma grande preocupação dos dirigentes. Salientam a necessidade de criar mecanismos para inibir ações das empresas que afetem a saúde dos trabalhadores, principalmente em relação ao ritmo e as condições de trabalho dentro das fábricas.
Tendo em vista outros compromissos para este final de mês, tal como, reunião da Fespam em Buenos Aires e o XIII Seminário CIPAMIN da Região Carbonífera de Santa Catarina (29 a 31 de julho, na cidade de Criciúma), as reuniões serão retomadas em agosto.
O Presidente da Fetiesc, companheiro Martini agradece a receptividade e o modo carinhoso com que foi recebido por todos os sindicalistas até o momento.